Conecte-se a nós

Notícias

Inteligência lageana reconhecida a nível nacional

Published

em

Elisa foi a única estudante de Lages a conquistar medalha de prata - Foto: Susana Küster

O amor pelos estudos e números fez com que a lageana Elisa Feltrin Mota, de 13 anos, que estuda no 7º ano da Escola de Educação Básica Santa Helena, ganhasse a medalha de prata, única do município, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que engloba instituições de ensino municipais, estaduais, federais ou privadas.

A irmã de Elisa, Zelinda Feltrin Mota, também já conquistou uma medalha, mas de bronze. Elisa não esperava ganhar. Conta que olhou a prova do ano passado e estudou pouco. “Achei meus concorrentes muito inteligentes”. Além da ajuda da professora de matemática, recebeu dicas da irmã. Após ter o conhecimento avaliado e premiado nacionalmente através de uma olimpíada. Elisa se sente mais preparada para quem sabe conquistar a medalha de ouro na próxima edição.

Reconhecimento_ A olimpíada premia as escolas que conquistam um grande número de acertos nas provas com menção honrosa. Segundo o diretor da escola, Daniel Padilha, este ano, as escolas que participaram da Olimpíada em Santa Catarina ganharam ao todo, 300 menções honrosas, sendo que destas, quatro foram para o colégio do Santa Helena. “Todos os anos ganhamos menção honrosa e no Estado foram 26 premiados com medalhas de prata”.

Ter um aluno reconhecido com uma medalha em um evento a nível nacional faz com que os outros estudantes fiquem motivados a estudarem mais, na visão de Padilha. A sala da direção dá uma mostra de como a escola é participativa, muitos troféus fazem parte da decoração. “Sempre estamos participando de eventos deste tipo. Faz com que o nível de aprendizado aumente, melhore o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e também reduz a evasão escolar”.

Para motivar os estudantes, o diretor conta que também é realizado um tipo de premiação para aqueles que possuem nota acima da média. Desde o início do ano, 120 estudantes da instituição mantêm suas médias acima de 8,0 e com isso conquistaram medalhas de ouro.

Etapas_ Pelo número de acertos, é feita uma seleção dos melhores alunos para competir a nível de município, e depois, pela média de acertos, disputam a etapa nacional. Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: o primeiro para estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o segundo alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e o terceiro para estudantes do Ensino Médio.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais