Conecte-se a nós

Notícias

Inaugurada Reserva Papagaios-de-altitude em Urupema

Published

em

Foto: Adrian Eisen Rupp/Divulgação

Foi inaugurada a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) federal Papagaios-de-altitude, em Urupema (SC), no fim de semana. Mais do que uma conquista válida para o meio ambiente, a área marca 25 anos de parceria entre pesquisadores e instituições de apoio à conservação da natureza. A Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, desde 1993, atuam na conservação do papagaio-charão (Amazona pretrei) e do papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea) por meio de iniciativas realizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e, mais recentemente, no Sudeste do País.

Entre os resultados alcançados estão o aumento registrado em censo de 100% (de 10 mil para 20 mil indivíduos) da população do papagaio-charão – espécie ameaçada de extinção, o maior conhecimento sobre o comportamento do papagaio-do-peito-roxo e a criação da Reserva.

Cerca de 16 espécies da fauna e flora, ameaçadas de extinção, já foram encontradas na nova reserva, o que é demonstrado nos registros das armadilhas fotográficas. As câmeras registraram o chamado efeito guarda-chuva que, de acordo com os especialistas, ocorre quando outras espécies que utilizam o mesmo habitat são beneficiadas pela conservação do local. Em pouco tempo, já foram gravadas as passagem de cervos, seriemas, quatis, jacus, roedores e até pumas – animais considerados como ótimos indicadores de qualidade de conservação ambiental, pois estão no topo da cadeia alimentar.

A Reserva natural

A Reserva Particular do Patrimônio Natural, localizada no município de Urupema (SC), possui 36,06 hectares de extensão e ocupa a área de uma antiga fazenda de criação de gado. A região é de Mata Atlântica, onde ocorrem florestas com araucárias e campos de altitude. Os objetivos iniciais da Reserva são aproximar a comunidade local e produtores rurais, além de estimular a conservação da natureza pela população por meio de visitas e trilhas interpretativas.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: