Conecte-se a nós

Notícias

Inauguração da reforma do Industrial será nesta quinta

Published

em

Fotos: Andressa Ramos

Passadas as férias, é hora de retornar aos bancos escolares. Caderno, caneta e mochila prontos para começar mais um ano letivo. E, para quem estuda no Colégio Industrial de Lages, no Bairro Vila Nova, será um período de recomeço, afinal, os alunos receberão a estrutura de 11 mil metros quadrados totalmente reformada.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, estarão na solenidade de inauguração da reforma, que acontece nesta quinta-feira (15), às 8h30, no auditório da escola, que recebeu investimento de R$ 7,8 milhões. No dia 16 de março, a escola completará 54 anos e é a primeira vez que passa por uma reforma geral.

Durante os últimos quatro anos, quem passou ou estudou na escola percebeu a mudança. Cores novas, pastilhas de azulejos para detalhes nas paredes nas cores azul e vermelha, e banheiros adaptados.

A obra foi executada em etapas para não prejudicar o andamento das aulas. As 28 salas de aula foram reformadas, assim como banheiros, laboratórios, setores administrativos e alas dos cursos técnicos.

A cobertura da instituição foi substituída e lajotas antiderrapantes foram implantadas em 100% do piso. As redes elétrica e hidrossanitária também foram trocadas. As obras ainda contemplaram a implantação de sistema de acessibilidade para deficientes físicos.

O ginásio de esportes foi reformado, ganhando uma nova quadra.
Além do ensino regular, a estrutura conta com o Cedup Industrial de Lages, que oferece cursos gratuitos profissionalizantes.

Projetos pedagógicos para 2018

A estrutura está pronta. Tudo reformado. Cores ressaltadas, banheiros adaptados, sistema de emergência no caso de incêndio; e novo ano letivo. Com a parte física pronta, é hora de repensar os projetos pedagógicos para maior engajamento dos alunos e comunidade com a escola.

Para isso, o trabalho que já vinha sendo desenvolvido nos últimos quatro anos será fortalecido em 2018. Armando José Duarte, diretor escolar, ressalta que neste período o número de evasão escolar reduziu e as matrículas subiram de 600 para 1.000 alunos.

São turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e o ensino médio. Os projetos do primeiro emprego, esporte, doação de uniforme e o respeito pela instituição serão fortalecidos, além disso, com a reforma, Armando percebeu um forte potencial no terreno para projetar trabalhos relacionados ao meio ambiente, como estufa, captação da água da chuva, reciclagem, entre outros programas.

Relação com a comunidade

O diretor da escola ressalta que quando um aluno chega para estudar é discutido sobre os pais o compromisso de cada um no processo escolar. “Ensinar é com a escola, educar é com os pais, porém o amor é de todos.”

Além disso, é enfatizado o respeito à instituição com tolerância zero para a violência.  A escola possui uma parceria com a Polícia Militar, com a Rede de Segurança, onde os policiais fazem trabalhos preventivos, fazendo visitas esporádicas.

Além disso, mais de 20 câmeras de videomonitoramento foram instaladas na escola para garantir a segurança e monitorar as atividades dos alunos no pátio.

Cedup

O Cedup Industrial de Lages conta com mais de 600 alunos matriculados nos três cursos profissionalizantes. São 26 turmas dividas nos três turnos. A máquina de furação em peças, à esquerda, está em pleno funcionamento desde 16 de março de 1964, dia da inauguração do Colégio Industrial, que começou com o objetivo de profissionalizar as pessoas.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: