Conecte-se a nós

Notícias

Ideia é uma ampla área de lazer na praça ao lado do Centro Serra

Published

em

Vários projetos foram feitos para a área ao lado do Centro Serra - Fotos: Susana Küster

Em julho de 2016, foi inaugurado o Centro de Artes e Esportes Unificados (a Praça do CEU), ao lado do Ginásio Jones Minosso. O local possui três mil metros quadrados e entre outros espaços possui salas multiuso; biblioteca, que inclui livros em braile; laboratório de informática; teatro e auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate iluminada; academia de ginástica e playground.

Esse espaço de lazer pode ficar ainda maior porque ao lado do estacionamento do Centro Serra, há uma área que pode se tornar um horto agroflorestal com espécies nativas, compostagem de resíduos orgânicos domésticos, horta urbana e um labirinto, agregado à área recuperada e urbanizada pelo Centro Serra em um espaço verde, arborizado e florido.

Para receber os Jogos Abertos de Santa Catarina, o entorno do local já recebeu algumas melhorias.

Entenda o caso_ A princípio, o terreno foi doado pela Prefeitura de Lages, em 2004, com a finalidade dos investidores beneficiados construírem um Centro de Eventos. Em contrapartida, eles precisariam contruir o Parque da Cidade.

Como não foi construído, em 2009, os investidores receberam mais uma área, desta vez, de 15 mil metros quadrados, para investirem R$ 70 milhões. A ideia era construir o Shopping Pátio Lages, o que também não ocorreu.

Requerimentos obedecendo trâmites legais foram encaminhados para a prefeitura para que, em março deste ano, a Associação Comunitária Passeio Universitário (ACPU) fosse apresentada à comunidade em um evento que reuniu entidades público-privadas.

Equipe grande_ Estão envolvidos na construção deste projeto uma equipe de voluntários com diversas profissões, além de acadêmicos do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc) e da Uniplac.

De acordo com a presidente da ACPU e também diretora da Secretaria de Serviços Públicos e do Meio Ambiente, Silvia Oliveira, a ideia é que seja feita uma parceria público-privada, já que os investimentos são altos. “Não queremos plantar só umas florzinhas, ali será um grande ambiente de lazer”.

Limpeza_ Enquanto o projeto não vigora, segundo Silvia, em breve, a secretaria deverá encaminhar uma equipe de roçada e jardinagem do horto municipal para limpeza da área. A grande equipe de profissionais é necessária em função de que árvores e gramíneas fazem parte do espaço e precisam ser preservadas.

Comunidade aproveita, também, a praça do CEU

Adolescente pratica mais esporte

Ter uma pista de skate disponível perto de casa, já que mora no Bairro Várzea e a área de lazer fica no Bairro Universitário, fez Lucas Rafael de Oliveira, 16 anos se tornar um skatista que pratica com frequência manobras radicais. Antes da pista no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), ele fazia suas manobras em casa. Agora, vai quase todos os dias ao local e quando soube pelo CL que o espaço pode virar uma grande praça, ficou bem animado.

Quem acha que a rotina dele é só praticar skate está enganado. “Trabalho de manhã como ajudante de mecânico, estudo à noite e, à tarde, quando posso, venho aqui praticar”. Ele leva também seus amigos e até seu vizinho para verem suas manobras radicais.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: