Conecte-se a nós

Notícias

Hospital Infantil Seara do Bem poderá ser referência em neurocirurgia

Published

em

Foto: Susana Küster/ Arquivo CL

O Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages, já faz neurocirurgias de baixa complexidade. Agora, com um novo pedido do hospital ao Ministério da Saúde, a unidade pode se tornar referência em neurocirurgia no Estado, podendo aumentar o número de atendimentos.

O neurocirurgião Gibrail Dib Antunes Filho, explica que, pelo SUS, o credenciamento tem categorias que são baseadas em complexidade.”Atualmente, o hospital tem a complexidade neuro 1, que seria uma complexidade básica, para alguns procedimentos cirúrgicos, como trauma e derivação ventricular.

O que foi pleiteado, foi o aumento da complexidade e, para isso, o hospital precisava se equipar para chegar no grau 3, o que realmente fará com que se torne referência em neurocirurgia no Estado, como o Joana de Gusmão, de Florianópolis e o Hospital Infantil e Joinville.

Com esse reconhecimento, vai aumentar a demanda de pacientes encaminhados a Lages, implicando a necessidade de outras melhorias, como a ampliação da UTI, a compra de equipamentos. Só vai melhorar para a cidade e para a região, com essa complexidade aumentada. O processo está em fase final, faltando apenas algumas autorizações,” informou o médico.

O administrador do Hospital Infantil Seara do Bem, Éder Gonçalves, explica que o trâmite para dar início ao credenciamento de alta complexidade para neurocirurgias dependia da instalação do equipamento de tomografia computadorizada, que foi recebido em 2016, por meio de doação da Secretaria de Estado da Saúde, além do raio-X digital e um aparelho de ultrassonografia. Todos foram instalados no Centro de Diagnóstico por Imagem.

Em março de 2017, o projeto para credenciamento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, agora, faltam algumas autorizações, para que o hospital se torne referência em neurocirurgias, em Santa Catarina.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: