Conecte-se a nós

Notícias

Hora do chá para conhecer e compartilhar

Published

em

Os encontros acontecem na última segunda-feira de cada mês - Foto: Andressa Ramos

Quem escuta ou lê a “Hora do Chá”, já imagina que pode ser o tradicional encontro inglês em que pessoas se reúnem pontualmente às 17 horas para tomar um chá, porém, no Bairro Tributo, em Lages, é bem diferente. A Hora do Chá é um espaço destinado para a troca de conhecimento sobre novas plantas medicinais, trocas de ideias e compartilhamento de novidades.

No grupo, tem quem esteja participando há apenas alguns meses, mas, também, quem está há dois anos colaborando e aprendendo, como Marlene Rocha, de 65 anos. Empolgada, ela declara que nunca tomou remédio industrializado, pois sempre que estava doente, sua família a tratou à base de remédios caseiros. Sua fé nas plantas medicinais é tamanha que deu depoimento ao grupo que a planta Arnica curou manchas no corpo de seu primo em 15 dias, o que os médicos previam que levaria meses para ocorrer.

A Hora do Chá faz parte do projeto dos Grupos de Educação em Saúde de Atividade Física e Terapia Comunitária, que integra a Unidade de Saúde do bairro. A ideia é compartilhar saberes científicos e populares sobre as plantas. O modo de usar, suas funcionalidades e propriedades. Para a aposentada Ana Maria, de 64 anos, o encontro é bem mais do que falar de plantas, é aprender coisas novas para a vida, além de poder conhecer novas pessoas e tratamentos para o corpo e para a mente.

Dezembro Vermelho: mês da luta contra a Aids

No dia 1º de dezembro, data que marca a luta mundial contra a Aids, a Vigilância Epidemiológica de Lages irá promover uma série de ações para a conscientização sobre os riscos desta e outras doenças sexualmente transmissíveis. As atividades ocorrerão em frente à Vigilância Epidemiológica a partir das 8h30. A programação inclui diversos serviços para a comunidade, como atividades físicas, verificação de pressão arterial e glicemia, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C, e orientações sobre Aids e tabagismo.  A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, que visa informar sobre sintomas, perigos, formas de contágio e prevenção do vírus HIV e também combater o preconceito contra portadores da doença. “Esperamos que essa mobilização conscientize muitas pessoas, sejam elas portadoras do HIV ou não”, destaca a gerente da Vigilância Epidemiológica, Sumaya Pucci.

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: