Conecte-se a nós

Esportes

Entre pilotos homens, uma presença feminina

Published

em

Nos alto-falantes da pista Pé no Fundo Mingotinho, em Lages, o locutor anunciava Lucinéia Ventura Amorim. Uma mulher, curitibanense, e piloto de caminhões há 12 anos. Lucinéia prova que o lugar de mulher é onde ela quiser, afinal, na etapa ATF da Copa Santa Catarina de Arrancadão de Caminhões, ela é a única competindo em meio a quase 60 pilotos homens.

Há 12 anos, depois de ver na revista Truck Sul Brasil de que Lages sediaria uma etapa de arrancadão, Lucinéia e o esposo decidiram se inscrever, afinal, já dirigiam caminhões. Modificaram os veículos e viajaram até Lages. Após a primeira corrida ela não parou mais e já conquistou diversos títulos. Além de ser premiada em Lages, já pôde comemorar vitória em Arroio do Silva, Ascurra, Anita Garibaldi e também no Rio Grande do Sul.

A piloto comenta que no início foi vítima de preconceito, porém, ocupou seu espaço e mostra aos companheiros que mulher não tem nada de sexo frágil e vai muito além disso, pode competir de igual para igual com eles. “Dentro da pista somos todos pilotos”. Lucinéia é vaidosa e enfatiza que muitos a questionavam sobre graxa, fumaça e lama nas competições, mas ela responde: “está no sangue, é paixão, e fazemos por amor à camisa, pois a premiação que temos é o troféu”.

Quem também é apaixonado pelo que faz é João Charles da Silva. Como já trabalha com caminhões descobriu aos poucos que gosta de estar atrás do volante e sentir a adrenalina de arrancar o caminhão em alta velocidade. Há 18 anos, Charles pilotou o primeiro caminhão e não parou mais, viaja por todo o país para competições. Já participou da Fórmula Sul, Arroio do Silva e também foi campeão gaúcho. Charles é veterano e o maior vencedor: das 10 edições da prova de Lages, venceu nove. No domingo (15) recebeu o troféu de campeão da Copa Santa Catarina de 2018 e outro troféu por ter se tornado o Rei das Pistas, com os melhores tempos da temporada.

Apesar de serem lageanos, a família de Moises Borges marcou presença no evento. Levou barracas e foram preparados para fazer café da manhã, almoço e jantar. A esposa, Kate Christiane Rizzon, comenta que não vê problemas em o marido competir, o apoiando para que participe das corridas.

Primeira etapa_ Neste fim de semana, Lages sediou a abertura da Copa Santa Catarina de Arrancadão de Caminhões, etapa ATF. A prova aconteceu na pista Pé no Fundo Mingotinho, na Localidade de Pedras Brancas e reuniu quase 60 caminhões, sendo 45 de Santa Catarina. Pilotos e equipes de toda parte do país que andarão em cinco categorias (original, toco e truck, cavalo eletrônico, cavalo mecânico e protótipo).

 

Próxima etapas

  • Balneário Camboriú – 19 e 20 de maio
  • Chapecó – 9 e 10 de junho
  • Anita Garibaldi – 18 e 19 agosto
  • Almirante Tamandaré – 27 e 28 de outubro
  • Chapecó – 10 e 11 de novembro

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: