Conecte-se a nós

Notícias

Grupo se reúne para fazer doação de sangue coletiva

Published

em

Roselis Inácio e Patricia Belli são tias de José Augusto Inácio - Foto: Patrícia Veira

Um grupo de 45 pessoas reuniu-se para fazer uma doação de sangue coletiva neste sábado (12), no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Lages. Ação é uma iniciativa de moradores do município de Salete, região do Alto Vale do Itajaí.

Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. É o que motivou a professora Roselis Inácio, de 40 anos, a ser uma doadora de sangue e medula óssea, e incentivar mais pessoas a participarem do ato.

A ação faz parte de uma campanha em prol do pequeno José Augusto Inacio, de 2 anos e seis meses, que foi diagnosticado com leucemia. Com isso, a mobilização de toda a família e amigos é para tentar um doador compatível. A chance de encontrar uma medula compatível  pode chegar a uma em um milhão. Mesmo assim, a família de José Augusto, conta que não desistirá de lutar. E, com isso estão ajudam a salvar outras vidas.Roselis disse, ainda, que a ação só foi possível graças ao apoio da Secretaria de Saúde de Salete, que disponibilizou a transporte.

A responsável pelo setor de captação de doadores em Lages, Carmen Ramos Muniz, explica que todo tipo sanguíneo é bem-vindo, pois nesta época do ano reduz o número de doadores. E com ações como a desses voluntários de Salete contribuem , e muito com o estoque de sangue. “O consumo está maior que a demanda de doadores. Estamos necessitando de toda a tipagem de sangue” afirma.

A doação de medula óssea ainda é desconhecida por parte da população. A coleta de sangue será enviada ao laboratório para exame de compatibilidade sanguínea do candidato. Para fazer parte do banco de medula é necessário ter de 18 a 55 anos. Além de não ter nenhum tipo de insuficiência cardíaca ou hepática e doenças autoimunes. O cadastro feito no Hemosc e o exame de compatibilidade ficam disponíveis no Registro Brasileiros de Doadores de Medula Óssea (Redome). Com esse registro, será possível buscar pacientes que estão à espera por um transplante.

Para doar

Para ser um doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 50 kg, além de estar ´há pelo menos 2h sem fumar e 12h sem ingerir bebida alcoólica.

Serviço

Interessados em fazer um agendamento para grupos de doadores devem entrar em contato com o Hemosc em Lages, pelo número (49) 3289-7000

 

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: