Geral

Grupo incentiva a socialização de pessoas com Down

Published

em

Foto: Adecir Morais

Promover a socialização e a inclusão das pessoas com Síndrome de Down. Este é o principal objetivo do Grupo Juventude Down, criado há um ano e meio por pais de alunos com a deficiência. Atualmente, o grupo conta com cerca de 20 integrantes de Lages e região.
“A gente percebia nossos filhos muito sozinhos, sem ter muitas vezes com quem interagir, então decidimos criar algo com o objetivo de promover a socialização deles”, comentou Marcelo Romão Borges de Lima, um dos integrantes.

Dentre as atividades, o grupo tem como missão ajudar a promover eventos de confraternização com pessoas com Down, como o que ocorreu no último sábado (14), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lages. O encontro, que contou com muita dança e diversão, foi alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 do mês passado. Para a diretora da Apae de Lages, Roseli Freitas, a socialização é o ponto de partida para garantir o aprendizado do aluno com Down. Atualmente, a Apae atende 35 crianças com essa deficiência.

Desafios

O Juventude Down é composto por integrantes de Lages e região. Além de organizar eventos de confraternização, planeja promover palestras com profissionais para debater e tirar dúvidas. Importante ressaltar que a deficiência não é uma doença, e sim uma falha genética.

Os pais são unânimes ao afirmarem que ainda hoje existe muito preconceito, discriminação e falta de conhecimento em relação a Síndrome de Down. Por este motivo, torna-se necessário o debate acerca do tema para que haja maior conscientização da população.

A inclusão de pessoas com Down na escola regular é outro desafio. Atualmente, é comum encontrar escolas que não oferecem atendimento adequado a este público, o que contraria a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). Essa lei trata da inclusão da pessoa portadora de necessidades especiais, visando a sua inclusão social e cidadania.