Conecte-se a nós

Notícias

Governo quer terrenos longe dos rios para reassentar desabrigados das cheias no NE

Published

em

Teotônio Vilela (Alagoas), 29/06/2010, Agência Brasil

 

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, reafirmou hoje (29) que as casas destruídas pelas enchentes que atingiram os estados de Alagoas e Pernambuco não serão reconstruídas nas margens dos rios.

 

Ao participar da inauguração de uma estação de tratamento de água no município alagoano de Teotônio Vilela, o ministro disse que a construção das casas depende de levantamento que está sendo feito pelos governos estaduais e pelas prefeituras.

 

“Hoje mesmo o governador de Alagoas [Teotônio Vilela Filho] disse que está sendo feito um levantamento, inclusive com pessoas que vieram de outros estados, para identificar quantas são as casas [destruídas]. É preciso que se tenham outros terrenos porque não vamos construir casas no mesmo lugar. Depende, então, de compra, desapropriação ou doação dos terrenos”, afirmou Fortes à Agência Brasil.

 

O ministro disse ainda que, para construção das casas destruídas pela enchente ocorrida há 12 dias, não será necessária a liberação de recursos adicionais do governo federal porque o programa habitacional Minha Casa Minha Vida já tem o dinheiro.

 

“A mensagem para os moradores é de que os recursos estão disponíveis no Minha Casa Minha Vida e faremos quantas casas forem necessárias. E faremos o mais rápido possível”, assegurou. “Estamos esperando, agora, que seja feito o cadastramento das famílias que perderam as casas para identificar quantas são.”

 

Em relação aos municípios que estão sofrendo com novas inundações, em virtude das chuvas que voltaram castigar Alagoas e Pernambuco nos últimos dois dias, Fortes disse que a distribuição de mantimentos e medicamentos será mantida até que a situação volte ao normal.

 

“As famílias já foram removidas das áreas de risco e o atendimento com alimentos, abrigo, água e medicamentos continuará sendo feito."


Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: