Conecte-se a nós

Notícias

Governo não renova convênio com Udesc

Published

em

Foto: Arquivo CL

O laboratório de DNA do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, não está realizando exames, porque o convênio com a Secretaria de Saúde do Estado terminou e não foi renovado. O problema é antigo. Pelo mesmo motivo, de abril até o final de junho do ano passado, o laboratório deixou de receber cerca de 200 análises para teste de DNA.

Na época, o convênio foi renovado até janeiro deste ano e, agora, não há previsão de retorno. Sem a parceria, a Udesc não tem como custear a análise das amostras.

O convênio foi feito em 2007, através do Tribunal de Justiça, que firmou uma parceria com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina; Secretaria de Estado da Saúde; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Santa Catarina; Universidade do Estado de Santa Catarina; Fundação Instituto de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Agroveterinárias e o Instituto Paternidade Responsável.

O laboratório está funcionando, porém somente para as análises que já tinha recebido e possuíam andamento. O Instituto Paternidade Responsável é quem faz a logística dos testes e lamenta pelas famílias de todo o Estado que estão desassistidas.

Para os profissionais do Instituto, quem perde é a população que não tem condições de pagar pela realização do exame particular.

O responsável pelo laboratório não foi encontrado para falar sobre o assunto. A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que irá responder somente hoje.

Números

Nestes 10 anos de convênio, mais de 17 mil kits foram enviados para as comarcas. Ao todo, mais de 13 mil laudos já foram entregues. Não é feito outro tipo de trabalho no laboratório, que foi projetado exclusivamente para testes de DNA, mas a estrutura faz parte de um Instituto de Melhoramento de Genética Molecular.

A equipe que trabalha no laboratório é qualificada e os alunos de graduação e pós-graduação não trabalham na confecção dos exames, mas atuam junto com o grupo de pesquisa do instituto.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: