Conecte-se a nós

Notícias

Geada em pleno verão surpreende serranos

Published

em

Urupema registra 1,4º C e registra a presença de geada em pleno 30 de Janeiro - Foto: Marleno Muniz Farias/Divulgação

Na estação em que o calor deveria ser predominante, o verão na Serra Catarinense continua surpreendendo. E o penúltimo dia de janeiro registrou geada em São Joaquim e em Urupema.

Na madrugada desta terça-feira (30), de acordo com a Epagri/Ciram, o município de Urupema registrou 1,4ºC, temperatura considerada o novo recorde da estação para o mês de janeiro. (O último foi de 2,1ºC, em 2013). São Joaquim registrou 4,7ºC na Localidade de Pericó. Na localidade de Vacas Gordas, em Urubici, os termômetros registraram 3,8ºC, enquanto que no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, as mínimas ficaram em torno de 4,2ºC.

O engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, explica que este verão é o mais fresco de Santa Catarina desde 2013. Neste ano foram duas geadas, embora de baixa intensidade. A primeira foi no dia 4 de janeiro.

Segundo Coutinho, geada fraca ainda pode ser registrada no topo da Serra Catarinense nos meses de fevereiro e março. Mesmo que haja confirmação do fenômeno, ele será de baixa intensidade. Isto é consequência do La Niña, quando o Oceano Pacífico se refresca e favorece a entrada de frentes frias, interferindo na circulação atmosférica.

A tendência é de dias amenos. Até serão registrados períodos de calor forte, com temperaturas máximas acima dos 37/40°C nas áreas baixas, acima dos 30/33°C nas áreas altas e acima dos 26/29°C no topo da Serra, principalmente em fevereiro, porém de curta duração.

Ainda de acordo com Coutinho, o verão tende a terminar mais cedo, em meados de março. Sem ondas de calor e com temperaturas mais agradáveis, ou seja, frio no amanhecer e calor à tarde.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: