Conecte-se a nós

Turismo

Gastronomia serrana atrai atenção estadual

Published

em

São Joaquim, 25/06/2010, Correio Lageano

 


A apresentação visual foi um dos diferenciais dos pratos participantes do 1º Festival Regional de Gastronomia, promovido nesta quarta-feira, em São Joaquim, pela Gerência de Turismo, Cultura e Esporte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim.

 

O evento reuniu 10 pratos à base de maçã no CTG Minuano Catarinense. O prato vencedor foi o Pato ao Molho de Maçã, preparado pelo chefe Edison de Oliveira Costa, do Restaurante Pequeno Bosque de São Joaquim.


A Tarte Tatin, uma torta com maçã, gila e massa folhada, executada por Luzimar Costa, do Rio do Rastro Eco Resort, de Bom Jardim da Serra, ficou com a segunda colocação. O pastel de maçã, com chocolate e queijo, preparado por Magda Vieira de Souza, do Scooby Doo Lanches, de São Joaquim, foi o terceiro com maior pontuação. Os pratos foram avaliados por sete jurados, representantes de entidades ligadas aos setores de turismo, gastronomia, entretenimento, nutrição e saúde, nos quesitos apresentação, originalidade, sabor, identidade, harmonização, fidelidade à receita, organização, higiene e manipulação.


O diretor do hotel Rennar, em Fraiburgo (SC), Márcio Selau, que fez parte do grupo de jurados, destacou o alto nível dos pratos, principalmente com relação à apresentação. A mesma opinião teve o presidente do Conselho de Administração Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento – Abrasel/SC, Fábio de Paula Queróz. “Houve uma preocupação dos participantes em apresentarem os pratos com um toque requintado, até mesmo os mais simples, como foi o caso do pastel”, destacou Fábio.


Para ele, este detalhe é muito importante para uma região turística, já que o aspecto visual pode ser um dos diferenciais da gastronomia, assim como o sabor associado a uma identidade regional, neste caso, a maçã. “A diversidade de sabores me chamou a atenção. Todos os pratos apresentaram um toque especial e em mais da metade, observei que o sabor da maçã ficou bem evidenciado”, disse.

 

Foto: Nina Velho/divulgação

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais