Conecte-se a nós

Notícias

Cooperativa poderá ter selo de qualidade

Published

em

Foto: Suzani Rovaris / Arquivo CL

A Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Santa Catarina (AproseSC), lançou a campanha de valorização das sementes e mudas produzidas pelas 28 cooperativas associadas – “Sementes de Santa Catarina Qualidade Superior – Selo Vigor+”. Em Lages, a Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano (Coperplan) que comercializa um volume aproximado de 15 mil sacos/40kg de sementes de soja, entre Lages e região, e cerca de 70 mil sacos/40kg para outros estados, como Paraná e Mato Grosso do Sul, deve aderir o selo.

O diretor comercial da cooperativa, Luiz Carlos Uncini, explica que o “Sementes de Santa Catarina Qualidade Superior” visa identificar com um selo os lotes de sementes com qualidade fisiológica superior. Só que para isto, há requisitos a serem cumpridos, como germinação e vigor, além disso, necessita de investimentos financeiros. “Após avaliação em laboratório, serão selecionados os lotes com padrões de qualidade acima da média, com altos índices de germinação e vigor” disse.

Como o programa foi lançado recentemente, a cooperativa pretende iniciar o processo de análise das sementes a partir da próxima safra. Com a certificação, Uncini garante que quem vai sair ganhando será o produtor. “Ao adquirir a semente, o agricultor saberá, pelo selo de qualidade, que o produto tem procedência. Com isso, garante condições adequadas para o bom desenvolvimento da lavoura de soja, e por consequência, melhores resultados produtivos ao final da safra” comenta.

Lançamento

O lançamento do programa ocorreu no último dia 22 deste mês em Campos Novos. Participaram do evento representantes das cinco cooperativas associadas que já aderiram o programa (Copercampos, Coaccer, CoperBoa, Coperacel e Coocam), além de autoridades políticas, representantes da Cidasc.
A Copercampos é a segunda maior produtora de sementes do Brasil, com um volume superior a 1,5 milhões de sacas 40kg e movimentação de mais de 2,5 milhões de sacos/40kg de sementes de soja.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: