Conecte-se a nós

Notícias

Frio deve permanecer até a próxima semana

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Se a segunda-feira (04) já foi gelada na maioria das cidades da Serra Catarinense, é bom se preparar para os próximos dias. A previsão do tempo indica frio, geada e temperaturas baixas até semana que vem. Porém, entre quinta e sexta-feira (7 e 8), pode chover. O fim de semana será de tempo bom, mas de muito frio.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, os próximos meses, até setembro, devem ser de frio, com períodos de calor. Exemplo disso é a próxima semana, que entre os dias 11,12 e 13 deve esquentar, com o frio voltando no fim da tarde deste último dia. Uma massa de ar frio deve chegar e as temperaturas despencam.

Para os primeiros 15 dias desse mês, o indicativo é de frio moderado a forte, devido a uma intensa massa de ar polar sobre Santa Catarina. As temperaturas, nas cidades mais altas da Serra, devem ficar entre -3ºC a -6ºC. Coutinho alerta para o congelamento da água no maquinário agrícola e carros. Há expectativa de geada até no litoral. O engenheiro agrônomo ressalta que há um pequeno indicativo de neve para a madrugada de quarta-feira (06), porém nos pontos mais altos, acima de 1.500 metros acima do nível do mar.

Apesar de começar apenas no dia 21 de junho, o inverno já iniciou climatologicamente nos primeiros dias de maio, isso porque, explica Coutinho, o outono começou muito cedo, ainda durante o verão, assim, durante a segunda quinzena de março e abril, o calor voltou na Serra, deixando o outono quente.

Tendência entre 9 e 18 de junho

O período começa com temperatura baixa e condição de geada em SC, por influência de outra massa fria com centro no Sul do Brasil. Nos dias 10 a 12 há indicativo de chuva para todo estado, devido à influência de áreas de baixa pressão e uma frente fria no Sul do Brasil. A partir do dia 13, uma nova onda de frio deve atingir SC, declinando a temperatura e mantendo o tempo mais seco.

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais