Geral

Fóruns da Serra Catarinense serão mais seguros

Published

em

Curso capacita profissionais das comarcas do Tribunal de Justiça - Foto: Taina Borges/ Assessoria TJSC/ Divulgação

O curso de Procedimentos de Segurança nas Unidades Judiciárias passou pelo Fórum Nereu Ramos, em Lages, ontem. O objetivo é aumentar a segurança nas comarcas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Para isso, uma série de capacitações com policiais militares e secretários, que atuam nas unidades judiciárias do estado, estão sendo realizadas desde o final de setembro. Até o início de novembro, o curso será realizado em 12 cidades.  

No Fórum Nereu Ramos, os profissionais de comarcas da região ouviram instruções e puderam contribuir para a elaboração de estratégias de segurança que visam atender magistrados, servidores e a comunidade atendida no Judiciário.

Com foco na prevenção, uma vez que a segurança dos fóruns catarinenses é reconhecidamente destacada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), essa atividade tem objetivo de construir soluções em conjunto.

“Pretendemos estabelecer procedimentos com metodologia específica em gestão de segurança institucional. Por isso, estamos percorrendo o estado para falar sobre alguns procedimentos, mas principalmente ouvir os agentes e secretários sobre suas demandas na busca de alternativas que garantam padrões adequados para essas unidades”, destaca o coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), desembargador Sidney Dalabrida.

Essa troca de experiências vem trazendo resultados imediatos. Chefe de operações da Divisão de Contra Inteligência do NIS, major Joanir Ricardo Pereira dos Santos diz que em algumas unidades secretários e policiais militares adotaram posturas e comportamentos diferentes.

“Esse novo olhar os motivou fazer mudanças sem custos ou baixo investimento garantido a melhoria na qualidade da segurança”. Reposicionar os vigilantes, impedir o trânsito de pessoas em determinados locais, identificar e orientar o público sobre o local de atendimento são medidas simples que podem ajudar a ter um ambiente mais seguro.

clique para comentar

Deixe uma resposta