O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9) a primeira remessa de fomepizol, um antídoto específico para intoxicação por metanol, normalmente associado ao consumo de bebidas adulteradas. O lote de 2,5 mil unidades será distribuído conforme a demanda e número de casos.
Notícias de Lages no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região
Distribuição nas federações
São Paulo, com maior incidência, ficará com 288 unidades. Outros estados receberão: Pernambuco (68), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).
A distribuição será ampliada a partir de amanhã, inclusive para regiões sem casos notificados. Mil unidades ficarão em reserva técnica. A definição de quantidade por estado seguiu dados do Censo do IBGE, levando em conta a densidade populacional e o histórico de ocorrências.
Alternativa terapêutica
Além do fomepizol, o etanol farmacêutico também é eficaz no combate à intoxicação por metanol e pode ser usado mesmo antes da confirmação clínica. No entanto, seu uso exige prescrição médica.
O SUS receberá ainda 12 mil ampolas dessa substância, doadas pela empresa Cristália, que se somam às 4,3 mil já entregues por hospitais universitários federais em parceria com a Ebserh.
Como isso impacta sua vida?
A chegada do fomepizol ao Brasil representa um avanço importante na resposta rápida a casos de intoxicação por metanol, especialmente diante da circulação de bebidas adulteradas.