Conecte-se a nós

Notícias

Financiamento estudantil facilitou a qualificação de Cristiane

Published

em

Foto: Divulgação

Sem o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Cristiane de Liz, 49 anos, em Lages, não conseguiria se formar em Economia. Ela até tentou pagar o curso de administração por conta própria, mas não conseguiu.

Precisou desistir da faculdade, mas em 1998, iniciou o curso de Economia através do Fies e se formou. Depois, conseguiu passar em um concurso público para a sua área de conhecimento e hoje se sente realizada.

Ela lembra que conseguiu uma bolsa na Uniplac de 80% e os outros 20% foi financiado pelo Fies. O valor de R$ 141, ela teria que pagar em 15 anos. Porém, como conseguiu passar no concurso público, decidiu pagar o valor à vista e obteve um desconto de 90%.

“Se eu for estudar de novo não vou utilizar o Fies, porque tem que ser para as pessoas que realmente precisam e hoje eu tenho uma renda”.

Cristiane e muitas outras pessoas conseguem concluir o ensino superior por conta do Fies. Ontem, o Governo Federal divulgou que sairia a lista de quem foi contemplado pelo financiamento.

O número preciso de matrículas feitas através dele, em Lages e em Santa Catarina, não foi repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Porém, se estima um total de 310 mil vagas para este ano no Brasil.

Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. O programa oferece uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Cristiane de Liz, 49 anos -Foto: Arquivo Pessoal

Próximos passos

De hoje até quinta-feira, os candidatos pré-selecionados devem fazer a complementação da inscrição. O processo deve ser feito pela internet, no site http://fiesselecao.mec.gov.br. Os estudantes não convocados poderão manifestar interesse pela lista de espera até o final do mês.

O programa também passa a contar com a modalidade P-Fies, na qual o financiamento será feito por um banco e os candidatos deverão ter renda familiar mensal de três a cinco salários mínimos. A data de divulgação dos selecionados nesta categoria será no dia 12 de março.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais