Conecte-se a nós

Notícias

Fila para oftalmologia é de mais de 5 mil pessoas

Published

em

Para consultas em outras especialidades, cerca de 3 mil pessoas aguardam em Lages - Foto: Camila Paes/ Arquivo CL

Diferentemente do que foi publicado na edição do dia 7 do Correio Lageano, a fila de espera para consultas com especialistas do Sistema Único de Saúde em Lages (SUS) está em 8.767 mil pacientes.

Na reportagem, informamos que 14 mil pessoas esperavam por consultas, dado que havia sido divulgado pela Prefeitura de Lages em fevereiro deste ano. Entretanto, atualmente, só para serviço de oftalmologia, o número de pessoas na fila de espera é de 5.237. As especialidades que possuem fila de espera são Urologia, Psiquiatria, Neurologia, Oftalmologia e Pneumologia e não há tempo definido de aguardo para a consulta, já que só para oftalmologia, com mutirões que serão realizados regularmente, são atendidos 900 pacientes por mês.

Para agendar uma consulta, os pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde para avaliação com um clínico-geral. Caso o médico veja necessidade de encaminhar para o especialista, o mesmo encaminha com os dados clínicos e orienta o paciente a procurar a recepção da unidade de saúde para marcar sua consulta via sistema. Em caso de urgência, o paciente deve procurar o Pronto Atendimento Tito Bianchini ou a emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.

As especialidades que possuem fila de espera podem ter demora de mais de um mês. As que não possuem fila de espera, a consulta pode sair dentro do mês percorrido ou no máximo em 30 dias.

Segundo informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lages, não existe caso de urgência e um médico regulador avalia os dados clínicos de cada paciente, quando colocado a sua solicitação no sistema que gera os agendamentos, e analisa se deve ser atendido antes de outros pacientes ou não.

Anúncio
2 Comentário

2 Comentários

  1. A Câmara Regional de Óptica, Optometria e Contatologia do Estado de Santa Catarina CrOO-SC INFORMA à população Lageana que carece de atendimento visual:

    Após reunião com a Sra. Odila, Secretária de Saúde de Lages, a fim de contribuir e solucionar a demanda reprimida de consultas visuais existente no município, a CrOO-SC apresentou o profissional da saúde responsável pela atenção primária da visão devidamente habilitado para o atendimento no Sistema Único de Saúde: o Optometrista.

    Registre-se que a Organização Mundial da Saúde – OMS preconiza que o Optometrista é o preventor e avaliador primário do processo visual e a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no Mundo.

    Deste modo, no dia 22 de setembro de 2017, protocolamos perante à Secretaria de Saúde a proposta de prestação de serviços Optométricos, disponibilizando:,

     Avaliação optométrica focada na atenção primária da visão;
     Aplicação do protoloco mínimo exigido na formação superior da Optometria com avaliação de, no mínimo, 45 minutos;
     Profissionais disponíveis de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h;
     Agendamento nos consultórios particulares para que a população dependente do SUS usufrua de um atendimento de qualidade;
     Valor da avaliação menor que a tabela SUS;

    Destacamos que, após ajustes apontados pela Secretaria de Saúde, a proposta foi reformulada e novamente apresentada, no dia 07 de novembro de 2017. Em resposta, recebemos a negativa com o fundamento de não haver verba pública para auxiliar na diminuição da fila de espera de pacientes.

    Diante do quadro, no dia 29 de novembro de 2017, a CrOO-SC conversou diretamente com o Vereador Lucas Neves com o intuito de relatar a existência da proposta apresentada à Secretaria de Saúde e, como fiscal do Executivo, verificar quais medidas podem ser adotadas para que a população Lageana seja beneficiada com o atendimento optométrico.

    Pelo exposto, a CrOO-SC destaca que está à disposição para demais esclarecimentos que se façam necessários.

    • CLMais

      14/12/2017 at 09:17

      Bom dia, tudo bem? Obrigado pela manifestação. Pode nos passar um contato para que possamos conversar com alguém da câmara que fale sobre esse assunto. Grato, aguardamos retorno.

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: