Conecte-se a nós

Notícias

Festa da Igreja Santa Cruz busca retomar a tradição

Published

on

Foto: Gislaine Couto

A tradicional festa da Igreja Santa Cruz está sendo resgatada, em Lages. Os festejos, que antes aconteciam por cinco dias, ocorreram no final de semana (05-06), na praça Siqueira Campos, com venda de churrascos, rifas e divertimentos populares, além de um brechó. O objetivo é reverter a renda para a reforma de salas de catequese. Em anos anteriores, a renda serviu para reforma do salão e troca do telhado.

No sábado, houve almoço no salão da igreja para mais de 260 pessoas e no domingo durante todo o dia, rifa, aviãozinho e pescaria, além de bingo e venda de bolos e pastéis. Também houve sorteio de prêmio em dinheiro.

Para organizar a festa, uma equipe de cerca de 35 festeiros trabalharam de quatro a cinco meses. O coordenador da festa, Nilson Machado, destaca que a festa teve uma pausa de alguns anos, e há cinco estão tentando resgatar essa tradição.

Um pouco da história

O pároco da Catedral Diocesana de Lages, Valdir Goedert, explica que o dia da Santa Cruz é comemorado em 3 de maio, que era quando se iniciava a festa e durava alguns dias. A festa era tradicional na cidade e teve início no final do século passado. Há alguns relatos que a festa se iniciava em primeiro de maio.
O padre explica que o monge João Maria, no final do século passado, quando passou pela região, plantou três cruzes, que simbolizavam luta contra a peste, a guerra e a fome. Ele explica que os monges não são reconhecidos pela Igreja Católica, mas são uma referência histórica para a cultura da festa.

O radialista Manoel Côrrea, o Maneca, foi denominado patrono da festa, por incentivar o retorno dos festejos. Ele relembra que nas décadas de 50 e 60, era um evento aguardado. “As moças mandavam fazer três vestidos, um para cada dia de festa”, conta.

Comentários
Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade/responsabilidade do Correio Lageano. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste site, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia por escrito do CL ou do titular dos direitos autorais.