Conecte-se a nós

Notícias

Faraco chefiará a equipe de cirurgiões do Nossa Senhora dos Prazeres

Published

em

Uma das exigências para receber o credenciamento é ter uma sala de hemodinâmica (cateterismo) - Foto: Bega Godóy

Referência do setor no Brasil, o médico Djalma Luiz Faraco será o responsável técnico da equipe de cirurgia cardiovascular do Hospital Nossa Senhora do Prazeres, que foi credenciado recentemente para o serviço.

Ele dividirá os trabalhos com os cirurgiões Thalles Baggio e Murilo Bett. Djalma atua numa clínica particular em Blumenau e, nos próximos dias, passará a residir em Lages. “Faço poucas cirurgias em Blumenau e em Lages a tendência é que faça mais, até porque o hospital é conveniado pelo SUS. Sempre quis atender esta demanda”, explica.

Faraco tem forte ligação com Lages e, inclusive, fez a primeira cirurgia de troca de válvulas cardíacas no no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. O procedimento foi realizado no ano passado, em um senhor de 51 anos. A operação durou cerca de três horas e meia e envolveu mais de 20 pessoas.

Na  ocasião, a cirurgia foi realizada para mostrar que a Unidade tinha estrutura física  e equipes para fazer o procedimento. Para Faraco, o credenciamento foi um grande avanço, pois, no País, a demanda cardiovascular é maior que a capacidade de atendimento.

“Sempre haverá filas. No Brasil há milhares esperando por cirurgia.  Acredito que um centro cardiovascular na Região Serrana vai, aos poucos, desafogar o Centro de Rio do Sul, mas nunca irá esvaziá-lo”, argumenta o cirurgião.

Segundo ele, falta pouco para se definir como será o atendimento, quando e quem pode ser beneficiado. O que se sabe, é que serão realizadas cirurgias de emergência e seletivas, em adultos

O gestor administrativo do Nossa Senhora dos Prazeres, Fábio Lage, não quis fornecer muitos detalhes sobre o credenciamento, mas comentou que pela lógica, quem estava sendo atendido em Rio do Sul passará a fazer os procedimentos em Lages.

Assim, ao menos 400 mil pessoas serão contempladas. Ele disse que espera uma brecha na agenda da Deputada Federal Carmen Zanotto (PPS), para reunir a imprensa e esclarecer as dúvidas.

Esforços

O hospital conseguiu o credenciamento graças aos esforços de muitas pessoas e órgãos ligados à saúde. A inclusão de cirurgias cardíacas de alta complexidade deve ser um marco na região. Com isso, os pacientes não precisarão mais enfrentar longos deslocamentos com suas famílias.

O diretor da Cardiolages, Eriton de Abreu Silva, também comemora o credenciamento. A Cardiolages irá prestar todos os atendimentos, benefício para a população da Amures. “Não será necessário se deslocar até Rio do Sul, que era a nossa referência do SUS.

Com isto, todos passarão a ser atendidos aqui e com muito menos tempo de espera”, resume ao destacar que  Lages está passando a ser referência em Cardiologia, além do serviço de Cateterismo cardíaco já realizado pela Cardiolages, as cirurgias cardíacas serão realizadas aqui.

Recursos Federais

A habilitação do Nossa Senhora do Prazeres  (autorização e publicação da portaria nº 845), ocorreu dia 28 de março, no Diário Oficial da União. O Ministério da Saúde o credenciou a atuar como uma Unidade de Assistência Cardiovascular.

Antes, os procedimentos feitos em Rio do Sul eram custeados pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Estado. A portaria também autoriza o pagamento, através do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, no montante anual de R$ 3.245.474,20 (três milhões e duzentos e quarenta e cinco mil e quatrocentos e setenta e quatro reais e vinte centavos), a ser incorporado ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.

Centros já existentes

  • Xanxerê
  • Criciúma
  • Tubarão
  • Rio do Sul
  • Blumenau
  • Itajaí
  • Joinville (2)
  • Florianópolis (3)
  • São José

“Com esses recursos iremos diminuir o tempo de espera dos pacientes da nossa região, que não precisarão se deslocar até Rio do Sul, que era o nosso hospital de referência em cardiologia. Em Lages, além do cateterismo, serão realizados todos os procedimentos cardíacos, inclusive cirurgia. Uma vitória de todos os serranos, uma luta de anos que finalmente será uma realidade.”, Carmen Zanotto, deputada federal.

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais