Conecte-se a nós

Entretenimento

Fanfarra da escola Frei Nicodemos representou Lages em festival

Published

on

Músicos já conquistaram diversos prêmios - Foto: Susana Küster

No desfile cívico do dia 7 de setembro, alunos da Escola Estadual Frei Nicodemos, do Bairro Petrópolis, em Lages, foram selecionados, sem saber, dentre as outras fanfarras de Lages para representar o município em festivais pelo Estado. Depois de alguns dias, chegou o primeiro convite: participação no X Concurso de Fanfarras e Bandas do Sul (Confabansul), que ocorreu em Pouso Redondo e envolveu 53 fanfarras. Lá, os alunos conquistaram o 3º lugar na categoria que disputaram. Além de outras premiações, também venceram o segundo lugar, do XII Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina, que aconteceu em Presidente Getúlio.

 

Depois disso, a agenda da Fanfarra Frei Nicodemos (composta também por alunos do colégio estadual São Judas) está cheia e, para conciliar com os estudos, seus integrantes participam dos eventos no contraturno escolar e/ou nos fins de semana. Para fazerem bonito nas apresentações, ensaiam três vezes por semana, por cerca de uma hora.

As premiações conquistadas nas competições geralmente são troféus, recebidos com muito carinho e orgulho pelos 38 estudantes que compõem a fanfarra. “Troféu vale mais que dinheiro. É a recompensa de nosso esforço, além de eles aprenderem que não é bom ficar na rua”, ressalta o regente da fanfarra, Rodrigo Arruda, 22 anos. No sábado, eles se apresentaram no Festival Intermunicipal de Laurentino.

Mudança_ Motivação que levou os alunos a não faltarem às aulas e melhorarem as notas, além da autoestima elevada. Estes foram os primeiros reflexos percebidos pela direção da escola. A diretora Adriana da Luz Garcia, avalia que os estudantes envolvidos na fanfarra também estão mais disciplinados. “A depredação escolar é também combatida, porque eles gostam de vir para a escola.”
O sucesso da fanfarra tem despertado o interesse dos outros alunos da instituição em integrá-la. “Queremos ampliar a fanfarra e continuaremos a aceitar somente alunos disciplinados”.

História_ Apesar de alcançar reconhecimento em competições, a fanfarra começou apenas há sete meses. No ano passado, não desfilou no 7 de setembro porque seus instrumentos estavam inutilizáveis. Foi preciso reformá-los para ser possível participar do desfile da Independência deste ano. “Temos uma boa parceria com o Colégio São Judas. No ano passado, cedemos o que tínhamos de melhor em instrumentos àquela escola e, neste ano, como foram eles que não desfilaram, emprestaram os deles.”

Agradecimento_ Para participar das competições, os alunos precisam de condução e através de parcerias isso está sendo possível de forma gratuita. “Através do vice-prefeito, Juliano Polese; do deputado estadual Gabriel Ribeiro e da Transul, conseguimos levar os alunos para os festivais”. A alimentação é custeada pelos municípios promotores dos eventos.

Comentários
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©