Conecte-se a nós

Notícias

Famílias têm até segunda para limpar túmulos

Published

em

Foto: Camila Paes

Os dois cemitérios públicos de Lages começam a ser preparados para o Dia de Finados. Muros e portões são pintados, jardins são arrumados e avisos pregados para os visitantes. Uma estimativa, não oficial da secretaria de Meio Ambiente, revela que só no Cemitério da Penha estejam sepultados cerca de 100 mil pessoas. No Cruz das Almas, mais antigo do município, não se sabe quantos estão enterrados.

O prazo para que familiares limpem e reformem os túmulos é até a próxima segunda (22). De acordo com o secretário Euclides Mecabô, essa determinação é para que nos dias após essa data, os servidores da prefeitura possam realizar os serviços gerais de limpeza e manutenção dos cemitérios municipais.

Serão completamente limpos, os dois cemitérios municipais localizados no perímetro urbano, mais os cemitérios existentes nos distritos do Salto Caveiras, Índios, além daqueles das localidades de Mirante, Segredo, Rancho de Tábuas, Pedras Brancas, Macacos e o histórico túmulo dos “Irmãos Canozzi”, à margem da antiga BR-2, ao Sul da cidade.

Além disso, o secretário pede para que ao visitarem os cemitérios, no Dia de Finados ou durante o período liberado para os trabalhos de limpeza, reforma e pintura, utilizem vasos de flores que não possam acumular água da chuva, evitando-se assim que durante o verão tais recipientes não se transformem em possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypti.

No Dia de Finados (2), será disponibilizado tablado com cobertura de lona para os dois cemitérios da cidade, além de banheiros químicos, incluindo o cemitério de Índios. Nos cemitérios da Penha e Cruz das Almas serão celebrados atos religiosos.

Para os visitantes do Cemitério da Penha, os quais tenham dificuldade de locomoção, haverá transporte especial com deslocamento desde o portão de entrada até a Cruz Mestra, situada junto ao Ossário.

Vendedores ambulantes já foram credenciados

Para atuar no cemitério Cruz das Almas, 14 ambulantes foram credenciados e outros seis para o Nossa Senhora da Penha. Como o número de vagas era superior às inscrições efetivadas, todos serão contemplados, não havendo necessidade de sorteio.

Segundo explicou o secretário Mecabô, devido ao número de inscritos, será feito agora mapeamento das áreas frontais aos cemitérios, para determinar o local onde cada um deles poderá instalar suas tendas comerciais. Estão liberados para a comercialização, no Dia de Finados, os seguintes produtos: Algodão doce, picolé, sorvete, doces embalados (industrializados), maçã do amor, vela, flores, artigos religiosos, bebidas não alcoólicas e salgadinhos embalados. Para as vendas, os ambulantes poderão se utilizar de mesa, cadeira e guarda-sol.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: