Conecte-se a nós

Notícias

Falta de aparelho para esterilizar equipamentos afeta moradores de dois Bairros, em Lages

Published

em

Equipamento chegou à Unidade antes de a matéria ser publicada - Foto: Bega Godóy

O aparelho de autoclave estragou há mais de uma semana e, desde então, os atendimentos odontológicos, por exemplo, não eram mais agendados. A Secretaria de Saúde de Lages contestou o tempo em que o recurso esteve inoperante, mas enquanto a reportagem estava no local, um equipamento foi entregue na unidade.

Quem procurou o serviço odontológico neste período ouviu dos funcionários que o agendamento estava suspenso, por ora. Foi o que aconteceu com o seu Osni Moreno, morador do Bairro Sagrado, que foi à unidade procurar atendimento. “Não tinha previsão para novos agendamentos”, disse o usuário.

O preocupante é que qualquer unidade depende do equipamento para trabalhar, pois sua ausência afeta muitos procedimentos. O atendimento no setor de enfermagem não foi atingido, pois tinha estoque de material esterilizado, mas por pouco não ficou desassistido.

Para não ficar sem instrumentos para curativos, consultas e demais procedimentos, os materiais utilizados, segundo a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Lages, Priscila Nunes, eram esterilizados em outra unidade. “Temos um aparelho reserva, mas está atendendo outra unidade. Nenhum serviço foi prejudicado”, garante.

Porém, durante a visita, nossa reportagem notou materiais alojados numa caixa em cima do balcão, onde é acomodado o autoclave, esperando até que a administração fizesse a transferência para uma unidade onde há o recurso.

“A transferência depende do carro para buscar e levar os materiais, e não temos. A prefeitura não oferece gasolina”, afirmou uma trabalhadora que preferiu não ser identificada ao mencionar que o procedimento não garante agilidade. Isso porque há a incerteza ligada aos prazos para recebimento após esterilização em outras unidades.

“Equipamentos dão problema. Não é peça de motor. Foi num adaptador de cabo de energia. Já fizemos o orçamento e será consertado aqui em Lages. Creio que semana que vem estará disponível”, explica a coordenadora ao ressaltar que o equipamento estragou na terça-feira (13), diferentemente do que foi dito ao paciente Osni, na semana passada.

Estranhamente, durante a reportagem um aparelho de autoclave chegou à unidade. E houve a confirmação que o serviço seria restabelecido.

Seis mil cadastrados

Diariamente, passam pela Unidade Básica de Saúde (UBS) dos Bairros São Cristóvão e Sagrado Coração de Jesus cerca de 300 pessoas que procuram consultas, procedimentos, atendimento odontológico e vacinas. São 6 mil usuários cadastrados.  

Como funciona o autoclave

A autoclave é um aparelho muito utilizado em laboratórios de pesquisas, unidades de saúde, clínicas e hospitais para a esterilização de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos.

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais