Conecte-se a nós

Notícias

Exames preventivos suspensos por mais duas semanas

Published

em

Foto: Divulgação

Janeiro verde é o mês escolhido para debater o câncer do colo do útero, que é a quarta causa de morte entre mulheres por câncer no país. Uma das formas de tentar identificar a doença precocemente é a realização do exame preventivo, conhecido também como Papanicolau. Neste exame, pequenas feridas podem ser observadas e até tratadas.

Em Lages, por enquanto, as mulheres que pretendem fazer esse exame precisarão aguardar, aproximadamente, duas semanas. Isso porque a Secretaria de Saúde precisou suspender o contrato com a empresa que era responsável pela entrega do resultado dos exames. A secretária de Saúde, Odila Waldrich, explica que há exames que não são entregues desde outubro do ano passado. Dessa forma, ela optou por parar a coleta de material e retornar apenas quando o contrato com uma empresa de Videira estiver firmado. A empresa do Meio-Oeste está trabalhando, também, para outras secretarias catarinenses.

Odila garante que assim que os exames retornarem a ser feitos, as mulheres serão avisadas para agendar horário.

Preventivo

O exame detecta doenças como o câncer do colo do útero e infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. Uma espátula especial é usada para coletar material do colo uterino, analisado depois em laboratório. Deve ser feito anualmente, um ano após o início da atividade sexual.

Comentários
Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais