Conecte-se a nós

Notícias

Evento mostra potencial do cavalo crioulo

Published

em

Foto: Susana Küster

A Expocrioulo, que começou na quarta-feira (2) e terminou no domingo (6), no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, teve como principais objetivos fomentar a raça Crioula divulgando suas características, além de envolver as famílias nas atividades desenvolvidas durante o evento. Alguns atrativos tiveram premiações em dinheiro, que juntas somaram R$ 91 mil.

A prova de doma foi um dos diferenciais deste ano, que classificou competidores para a Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Uma das integrantes do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, Maria Luiza Ferreira conta que vieram muitas pessoas do Paraná e do Rio Grande do Sul para participar dessa prova.

Como o cavalo crioulo é um animal versátil e forte, a procura tem sido grande. Maria Luiza diz que ele consegue se adaptar bem ao clima frio da região, ficando menos vulnerável a doenças. Além disso, este tipo de cavalo consegue trabalhar bem na lida do campo e em provas realizadas em competições, como na Expocrioulo.

 

Parque sediou Feira do Terneiro e Terneira

A primeira etapa da Feira do Terneiro e Terneira aconteceu no sábado, no Parque de Exposições Conta Dinheiro. No ano passado, 5,5 mil animais foram vendidos no evento, que dispões de vários leilões durante o ano. Em torno de 800 cabeças de terneiras e terneiros, com cruzamento de raças britânicas, como Devon, Hereford, Braford, Brangus e Charolês participaram.

Somente associados do Sindicato Rural de Lages, que também engloba as cidades de Capão Alto e Painel, puderam vender seus animais. Segundo o presidente do sindicato, Márcio Pamplona, a feira se caracteriza pela qualidade dos animais, que são criteriosamente selecionados pelos produtores. “O evento dá visibilidade e credibilidade aos criadores.”

Pamplona destaca o movimento proporcionado na economia da cidade. Hotéis, restaurantes e postos de combustíveis sofrem impacto positivo. “Além dos criadores, vêm compradores de todo o Estado.”

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: