Conecte-se a nós

Notícias

Evento Educar Transforma chega a Lages

Published

em

O português José Pacheco é um dos palestrantes do evento - Foto: Divulgação

No próximo dia 09, acontece em Lages o Educar Transforma, evento que reúne educadores para discutir práticas educativas inovadoras e transformadoras. Está é a primeira vez que o evento chega à Serra Catarinense e as inscrições, no valor de R$ 70, devem ser feitas pelo site oficial.

O português José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal, é um dos palestrantes. A escola é uma instituição pública de ensino que proporciona aprendizagens a alunos dos 5 aos 13 anos, cujo método de ensino se baseia nas chamadas escolas democráticas e numa educação inclusiva.

Assim como será igualmente a primeira escola, no contexto histórico mundial, a exercer a chamada educação integral. É uma escola reconhecida mundialmente pelo seu projeto inovador, pois desde 1977 que o lema desta escola é “tentar fazer crianças felizes” e baseia-se na autonomia dos alunos e professores, assim como, rompe o sistema padrão de seriação/ciclos adotado pelas restantes instituições de ensino em Portugal e grande parte do mundo.

O gaúcho Thiago Berto, fundador da Escola Livre Ayni, também está confirmado no evento. Criado em Guaporé (RS), mudou-se aos 16 anos para Porto Alegre. Naquela época, começou a trabalhar com sistemas de rede em uma empresa da capital. Aos 18, concluiu uma formação específica para sistemas Microsoft e, um ano mais tarde, fundou sua própria empresa voltada à segurança na internet.

Por mais de uma década, colheu os frutos por ter optado por abrir seu próprio negócio. Mas, às vésperas dos 30 anos, viajou à turismo ao Nepal, ao Tibete e a Butão. Este foi o começo de uma longa viagem em que, durante 3 anos, realizou trabalho voluntário e visitou projetos de educação alternativa e comunidades sustentáveis pelo mundo. Com isso, fundou a Ayni, uma escola de educação livre no Rio Grande do Sul. Um novo modelo de educação. Um espaço para crianças, pais, educadores e comunidade.

O coordenador da rede Educar Transforma, Ademir Milo, explica que o evento tem a intenção de focar em experiências que foquem em escolas e projetos educacionais que sejam transformadores e mudar a ideia de competitividade da educação, focando para a solidariedade.

A ideia da rede surgiu em 2015, com um congresso online. A partir daí, passaram a circular pelas cidades do Sul, levando palestras sobre a transformação da educação. O português Jorge Pacheco, esteve em todos os eventos e já são 10 escolas inspiradas na Escola da Ponte em todo o Brasil. O evento dura um dia, começa às 8h30 e vai até às 18h30, com oficinas sobre os mais diversos temas relacionados à educação.

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: