Conecte-se a nós

Notícias

Etapa de Conferência Nacional de Educação ocorre em Lages

Published

em

Como forma de organizar e manter a mobilização popular acerca da defesa do Plano Nacional de Educação, pela manutenção dos processos democráticos e a favor da escola pública, entre outros temas, ocorre em todo país encontros da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) e, nesta quinta-feira (14), Lages recebeu uma reunião do evento, na Câmara de Vereadores.

Leda Scheibe é membro do Fórum Estadual de Educação (FEE/SC), professora da UFSC e da Unoesc, e foi uma das palestrantes do Conape em Lages, onde abordou os temas: planos decenais e valorização dos profissionais da educação. Ela salienta a importância de debater os assuntos para que se encontrem formas de o Plano Nacional de Educação ser cumprido. “A meta era destinar 10% do PIB para a educação, mas com o congelamento dos gastos públicos em 20 anos, isso não será mais possível”, lamenta.

Depois dos debates nas regiões, haverá uma conferência estadual, no dia 10 de março, em Florianópolis e, após, uma nacional, em abril de 2018, para que todas as reivindicações sejam levadas aos futuros candidatos à Presidência da República, ao Senado e à Câmara dos Deputados. Na visão dela, o ponto primordial a ser trabalhado é o investimento na educação, que deve ser, no mínimo, de 10% dos PIB e não fomentar a privatização do ensino. “Eles acham que a solução para o país é privatizar e não investir os recursos públicos.”

Para o presidente da regional de Lages do Sindicato dos Trabalhadores de Educação (Sinte), o mais importante do Conape é levar as demandas populares para as autoridades. Um dos exemplos que ele cita é a nova matriz e a reforma curricular que precisam ser discutidas para estarem claras de que forma irão funcionar. “Hoje as demandas das escolas são complexas, nossa sociedade é pluralista e esse projeto que está vindo de cima para baixo não está contemplando essa pluralidade.”

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: