Um levantamento científico que será apresentado na COP30 identificou uma nova área de risco climático no centro-norte da Amazônia. A região enfrenta aumento severo de temperatura e escassez de água, o que ameaça tanto o equilíbrio ambiental quanto a produção de alimentos importantes para o país — como o açaí.
Notícias de Lages no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região
Pesquisadores alertam para avanço climático
Com dados da Universidade de Lancaster e da Embrapa Amazônia Oriental, o estudo mostra que a temperatura nessa área cresce 0,7°C por década. Isso supera em muito a média global e já causa morte de animais e desequilíbrio ecológico.
Mudança climática é principal fator
Diferentemente das regiões desmatadas, esse território preservado sofre devido às transformações climáticas globais. Os pesquisadores destacam que não se trata apenas de ação humana direta, mas de um fenômeno ambiental mais amplo e profundo.
Açaí e outras culturas já sentem os efeitos
O calor e o déficit hídrico reduzem a produção de itens valiosos, como o açaí — muito consumido também em Santa Catarina. A tendência é de aumento nos preços e queda na oferta.
Como isso impacta sua vida?
Os reflexos da crise climática na Amazônia podem ser sentidos no dia a dia — seja no preço de alimentos ou no equilíbrio do clima. Estar atento a essas mudanças ajuda a antecipar desafios e buscar soluções.