A partir deste sábado (1º), estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados a partir de 2018 poderão renegociar suas dívidas com a Caixa Econômica Federal. O processo será totalmente digital e segue aberto até dezembro de 2026.
Notícias de Lages no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região
A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é beneficiar cerca de 160 mil estudantes que enfrentam dificuldades para manter os pagamentos em dia. As dívidas somam R$ 1,8 bilhão.
Condições mais vantajosas para regularizar a situação
A renegociação será formalizada por um termo aditivo ao contrato original, com consentimento do aluno e dos fiadores. O novo modelo oferece isenção de 100% dos juros e multas e permite parcelar a dívida em até 180 meses (15 anos), com parcelas mínimas de R$ 200.
O acesso deve ser feito pelo aplicativo Fies Caixa ou pelo site da Caixa. O processo é totalmente online.
Requisitos para adesão
Para ter direito à renegociação, é necessário:
- Ter contrato do Fies assinado a partir de 2018;
- Estar na fase de amortização (pagamento do financiamento);
- Ter parcelas em atraso há mais de 90 dias, considerando a data de 31 de julho de 2025.
Como isso impacta sua vida?
Em Lages e na Serra Catarinense, o financiamento estudantil foi a porta de entrada para muitos jovens no ensino superior. A nova oportunidade de renegociação pode ajudar a reequilibrar a vida financeira e abrir caminho para novos planos pessoais e profissionais.