Conecte-se a nós

Notícias

Estrada de acesso ao Morro da Igreja está sendo revitalizada

Published

em

Acesso ao Morro da Igreja está interditado, mas, segundo o Exército, pode ser liberado no início de 2019 - Foto: Núbia Garcia

Localizado em Urubici, a 1,8 mil metros de altitude, o Morro da Igreja é um dos principais pontos turísticos da Serra Catarinense. A estrada de acesso ao local, construída na década de 1980, está passando por revitalização completa, a primeira desde sua conclusão. A obra começou em fevereiro de 2018 e tem prazo de conclusão para novembro de 2019.

Serão revitalizados os 16 quilômetros da estrada que liga a SC-370 ao portão do radar da sede da força aérea que fica no topo do morro. A revitalização abrange obras de contenção, drenagem, recuperação asfáltica, sinalização de trânsito, recuperação das placas de concreto e asfáltica, além do cercamento da área patrimonial da aeronáutica. A execução será feita pelo 1ª Batalhão Ferroviário de Lages, em conjunto com a empresa Souza Compec Engenharia e Construções Ltda, de São Paulo.

Quando a estrada foi construída, há mais de três décadas, seu objetivo era exclusivamente o acesso ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja, subordinado ao Cindacta II sediado em Curitiba (PR). No local, encontra-se um radar que é utilizado para o controle do espaço aéreo de todo o Sul do Brasil.

No início dos anos 2000, com a exploração turística da Pedra Furada e o asfaltamento da SC-370, o fluxo de veículos aumentou consideravelmente, o que potencializou a deterioração da estrada. Anualmente, cerca de 100 mil pessoas visitam o Morro da Igreja. Com a interdição para execução da obra, este número deve cair consideravelmente. A liberação deve acontecer no início de 2019.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Urubici, André Monsores, ressalta que, apesar de ter diversos pontos turísticos, o Morro da Igreja continua sendo o principal da cidade. “Por isso, ter um acesso facilitado e, principalmente, seguro, é muito importante. Nos dá tranquilidade para continuarmos divulgando o Morro da Igreja e a Pedra Furada, sabendo que o turista estará seguro ao visitar os locais”, comenta.

Empresários comemoram a revitalização

Para o empresário Denilson de Oliveira, que é proprietário de uma pousada localizada próximo a esta estrada, a revitalização chegou em boa hora, pois o local estava bastante precário, oferecendo risco aos usuários. “Esperávamos esta revitalização há anos. Em 2009, uma parte da estrada desmoronou por falta de manutenção. Ficamos de junho a outubro isolados e isso trouxe prejuízos, pois estávamos no meio de uma reforma”, lembra.

Para ele, se a estrada passasse por manutenção adequada e regular, não seria necessário fazer uma obra tão grande quanto a atual. “E se continuar sem ter manutenção, não vai demorar 30 anos, bem antes vai acontecer tudo de novo, porque a tendência é que o fluxo turístico aumente cada vez mais”.

Sobre a obra

De acordo com o comandante do Destacamento do Exército, capitão Rodrigo Assunção Barbosa da Silva, a obra está orçada em R$ 29,5 milhões e tem recursos provenientes de esforços de parlamentares catarinenses e da Força Aérea Brasileira (FAB).

A convite da FAB, o 1ª Batalhão Ferroviário de Lages firmou um convênio para a execução da obra, que se iniciou em fevereiro e está dentro do cronograma físico e financeiro. O Batalhão é responsável pela recuperação das placas de concreto e do asfalto, além do cercamento da área patrimonial da aeronáutica. A Souza Compec Engenharia e Construções Ltda, contratada pelo Batalhão, por meio de licitação, fará a terraplanagem, recuperação e construção de dispositivos de drenagem (sarjetas, bueiros, valetas), obras de contenção e sinalização de trânsito.

ICM Bio

O Morro da Igreja fica dentro do Parque Nacional da Serra Catarinense e, por isso, é controlado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICM Bio). A contrapartida solicitada pela instituição é a construção de um escritório no local onde atualmente está o portal de acesso ao morro, além de um novo portal com cancela e área de estacionamento para turistas. No topo do morro será feito um mirante com deck de madeira e área para retorno de veículos.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: