Conecte-se a nós

Notícias

Este verão poderá bater recorde de geadas

Published

em

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi / São Joaquim Online/Divulgação

Geada em pleno verão. Desde 2008 não se tinha uma temperatura tão amena na Serra Catarinense. Pelo menos três cidades registraram a ocorrência do fenômeno nesta estação. Urupema, São Joaquim e Urubici apresentaram mínimas entre 1 e 5 °C no dia 30 do mês passado e na quinta-feira (15) voltou a gear em São Joaquim.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, este ano a temperatura mínima de 1,4°C registrada em Urupema foi o recorde da estação em janeiro desde 2008, quando o índice registrado foi de 2,1°C.

Quem acha que esta frente fria na Serra é passageira, está enganado. Até agora, foram registradas dez geadas na estação, número que não deve parar até o final do verão. A primeira foi no dia 4 de janeiro e décima, na madrugada de quinta, em São Joaquim. A temperatura mínima registrada foi no Vale do Caminhos da Neve, 3,9 °C.

Há dez anos foram 13 ocorrências do fenômeno nos quatro meses da estação. “Provavelmente teremos um recorde de geadas e baixas temperaturas na estação”, disse Coutinho. Ainda conforme Coutinho, São Joaquim, já superou a mínima de 2004 para a época.

Próximos dias

A sexta-feira (16) será com temperatura baixa ao amanhecer. Para o fim de semana, o sol aparece entre nuvens, com possibilidade de chuva isolada. Uma massa de ar frio deve voltar a partir da próxima semana, com possibilidades de geada fraca.

Mínimas registradas

3,9ºC – São Joaquim
4,0ºC – B.Jardim
4,5ºC – Urubici
6,8ºC – Urupema
8,3ºC – Fraiburgo
8,4ºC – Rio Rufino
8,8ºC – Bom Retiro
9,1ºC – Painel
9,3ºC – Lages
9,3ºC – Lebon Régis
9,6ºC – Caçador

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: