Conecte-se a nós

Notícias

Este ano já foram registradas 83 geadas na Serra catarinense

Published

em

Foto: Marleno Farias/Divulgação

O frio intenso registrado ontem se deve a uma massa de ar de origem polar que avançou para o Sul do Brasil durante o final de semana. Com temperatura abaixo de zero, campos, flores e e carros amanheceram cobertos de branco da forte geada que se formou, nos municípios da Serra Catarinense.

Nesta segunda-feira (27), a cidade de Urupema registrou – 6,6°C , segundo a Epagri/Ciram. Além disso, outras cidades da região também tiveram baixas temperaturas com ocorrência de geada. Em Painel -6,3°C, Bom Jardim da Serra com -6,2°C, São Joaquim com -6,0 e a cidade de Urubici chegou a -5,3°C. Em Lages por exemplo, os termômetros marcaram 0,3°C.

Com isso, Santa Catarina chega aos 47 dias com temperaturas negativas. Totalizando 83 dias com geada na Serra e 18 dias com temperaturas negativas no mês de agosto. Marca que se iguala ao ano de 1978, segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra Ronaldo Coutinho.

A partir de hoje, a temperatura começa a subir em Santa Catarina, ficando bem elevada na quinta-feira (30). Porém, nesta terça, ainda permanece a condição de geada forte para o amanhecer nas cidades da Serra Catarinense. Temperatura baixa na madrugada, com mínimas negativas e mais isolada no Oeste e Planalto Norte, com mínimas próximas de 0°C. Máxima em elevação. O sol aparece em todas as regiões.

A quarta-feira (29) será de sol em todas as regiões, com mais nuvens no Norte de SC. Temperatura em elevação.

A chuva deve voltar na quinta-feira (30). O dia começa com sol em todas as regiões, terá aumento de nuvens do Oeste ao Sul. Condição de chuva isolada à noite no Litoral Sul. Temperatura bem elevada.

Sexta-feira (31) com aumento de nuvens em todas as regiões, com a chegada de outra frente fria ao Estado. Do Oeste ao Sul, pancadas de chuva com raios no decorrer do dia, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde. Condição favorável para temporal isolado no Estado principalmente à noite. Temperatura em declínio no final do dia, do Oeste ao sul, e mais elevada no norte de SC.

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: