Conecte-se a nós

Negócios

Estágios são oportunidades de primeiro emprego para jovens

Published

em

Jéssica iniciou como estagiária e foi contratada pela Vossko do Brasil - Foto: Catarinas Comunicação/ Divulgação

Para os jovens, a conquista do primeiro emprego é um dos maiores desafios no competitivo mundo do trabalho. Eles esbarram na falta de experiência. Portanto, saber por onde começar é um diferencial bastante importante.

Para superar essa dificuldade, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), disponibiliza o Programa Estágio Responsável voltado a aproximar estudantes universitários e de cursos técnicos ao mundo do trabalho.

“A partir de um amplo cadastro e de critérios inovadores de um sistema de seleção e acompanhamento, o IEL identifica e indica talentos para preencherem as vagas de estágio oferecidas pelas empresas”, explica a coordenadora do IEL na região Serra Catarinense e Alto Vale, Gislaine Gonçalves.

Ela destaca que o sistema de seleção valoriza as competências, habilidades e atitudes do estudante e atende as necessidades específicas de cada empresa. “A indicação do candidato ideal para a vaga de estágio facilita a descoberta de talentos e a formação de líderes empresariais”.

Foi o que aconteceu com a auxiliar de recursos humanos da multinacional Vossko do Brasil, a estudante de administração, Jéssica da Silva Mendes. Ela ingressou na empresa como estagiária selecionada pelo IEL em 2016, quando ainda estava no curso técnico de administração.

“Quando o estágio estava chegando ao fim, recebi a boa notícia de que seria contratada. Fiquei muito feliz porque adoro trabalhar aqui e pretendo aproveitar para crescer profissionalmente na empresa”.

Atualmente, a multinacional oferece oportunidade de estágio para 10 estudantes. A parceria com o IEL tem dado muito certo, conta a supervisora de RH da empresa, Paula Mendes Juschaks.

“O estágio é uma oportunidade para o estudante se qualificar e para empresa, porque os jovens se adaptam mais facilmente a cultura da organização e o nosso objetivo é reter esses talentos. O IEL tem nos ajudado nessa missão nos encaminhando candidatos prontos e realizado o acompanhamento dos estagiários junto à empresa, isso nos dá confiança no processo”.

Ela destaca ainda, que a ferramenta de assinatura eletrônica disponibilizada apenas pelo IEL, também facilita no dia a dia. “O processo antes era mais lento porque o candidato era responsável por coletar todas as assinaturas necessárias e levar a documentação ao IEL e à empresa. Agora, a contratação que antes levava até uma semana, pode ser feita no mesmo dia”.

O programa

A coordenadora do IEL na região Serra Catarinense e Alto Vale, Gislaine Gonçalves explica que em Lages cerca de 70 empresas são parceiras do Estágio Responsável, dentre elas Mill Serras, Klabin, Ambev, Ekomposit e a CDL, que contrata seus estagiários via IEL.

Os estágios podem ser de 4h a 6h, quando não obrigatórios e até de 8h quando obrigatórios. Para melhorar a possibilidade dos jovens serem contratados, o Instituto Euvaldo Lodi pode qualificar os jovens dentro das necessidades especificadas pelas empresas.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: