Conecte-se a nós

Essencial

Essencial: Eu li “liquidação”?

Published

em

Foto: Leonardo Oliveira

Você também é daquelas pessoas que ficam com os olhos brilhando quando leem “liquidação”? Se sim, nesse período do ano controlar-se na hora das compras é bem mais difícil.

Em Lages, muitas lojas estampam em suas vitrines a palavra e o percentual de desconto bem visíveis para chamar a atenção. 10%, 20%, 50% até 70% de desconto nas peças de outono/inverno. Mas e a pergunta é: vale a pena comprar peças da estação passada?

A lojista Bruna Costa é adepta das liquidações. Diz que se a pessoa tiver criatividade, esta é a melhor hora para as compras. “Nós estamos com 50% de desconto em todas as peças da loja. Então, se a pessoa souber combinar itens ou não se importar em seguir apenas a tendência, faz uma bela economia”.

Crédito: Agnes Samantha

Para ela, o gosto pessoal é muito mais importante do que a tendência das passarelas. O vinil presente em peças como saias e botas neste inverno, possivelmente vem mais discreto para a próxima estação. Porém, isso não quer dizer que deve ser dispensado.

A moda se transforma, nada se perde. As tendências surgem de formas diferentes, mas vão e voltam com frequência. Como é o caso do xadrez, presente na estampa de peças variadas e que sai um pouco de cena nas próximas estações.

Kananda Ramos é consumista assumida e para realizar as compras sempre tem o toque pessoal. Segue a moda que “faz a sua cabeça”. Mas também revela que já comprou muitas peças no impulso e acabou não usando depois.

“Eu não compraria uma bota vermelha só porque está na liquidação, por exemplo, mas se fosse uma preta, sim” revela rindo. Por isso, além da consciência na hora da compra é bom observar se realmente precisa daquele item. Isso não é novidade, mas vale lembrar.

Foto: Divulgação

Se você tem no guarda-roupa uma jaqueta da cor azul de gomos, e acaba encontrando uma jaqueta vermelha de gomos, deve analisar se realmente é necessário ter duas peças iguais de cores diferentes.

 

Liquidação X Promoção

A liquidação é uma ação para acabar com o estoque de uma coleção. Diferente da promoção que é uma ação de venda em cima de um produto específico e que é vista facilmente em vários períodos do ano.

Nara Aparecida de Oliveira é proprietária de uma loja de calçados e, neste ano, adiantou as liquidações. Motivo, a crise. Para ela os consumidores têm muito a ganhar com as compras em liquidação, já que no ramo de calçados a moda acaba se repetindo. “Quando o produto tem uma vendagem boa, eles voltam no próximo ano com a modelagem similar”.

Os modelos mais diversificados ou em alta na passarela não são tão pedidos em nossa região. “Vai muito do estilo, então não quer dizer que uma peça mais estilizada possa ser usada apenas neste ano”, comenta ela, que também ressalta “as botas pretas e marrons sempre serão chave na composição de looks”.

Para que seu consumo seja consciente, o Essencial dá algumas dicas na hora das compras:

 

– Compre peças que combinem com outras que já tenha em casa;

– Escolhas peças-chave, como casacos de lã preto, por exemplo, que nunca saem de moda;

– Pense no custo-benefício e durabilidade das peças;

– Acessórios, como golas e gorros, são uma boa pedida;

– Peças jeans valem, independentemente da estação;

– A cada compra de uma peça nova, retire duas do guarda-roupa para doação ou para venda nos brechós virtuais;

 

#meulookessencial

O Essencial lançou um desafio no mês de abril e contou com a participação de algumas mulheres. Nele elas descobriram que nem tudo que tinham em casa era usado e acabaram dispensando várias peças ou deixando de comprar outras.

 

Acompanhe a matéria e participe também com a #meulookessencial

Desafio: Meu Look Essencial

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais