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Escolas reproduzem ambiente familiar para garantir educação, alimentação e conforto às crianças do ensino infantil

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Fotos: Greik Pacheco/ PML/ Divulgação

Nada é mais aconchegante para uma criança do que o colo de mãe, comida quente na mesa e energia renovada para brincar e aprender coisas novas. E da porta para fora não deve ser diferente.

Depois que ingressa na idade escolar, a criança, de acordo com os preceitos da formação intelectual do ser humano e da própria pedagogia, deve estar inserida socialmente aos colegas e novos amigos, estimulada à concentração no processo de aprendizagem e motivada às horas de brincar e explorar suas capacidades em novas descobertas diárias.

Este é um dos norteamentos exercitados pelas professoras da Educação Infantil do Município. Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prefeito Waldo Costa, no Bairro Vila Nova, as profissionais mantêm uma rotina semelhante à que os pequenos alunos têm em casa.

Tem hora para comer, aprender, estimular sentidos, descansar, brincar e de prestar atenção na disciplina. O prefeito Antonio Ceron conheceu de perto o sistema no final da manhã desta terça-feira (13 de março), acompanhado pela secretária da Educação, Ivana Michaltchuk.

Na comitiva estavam, ainda, o diretor de ensino da Secretaria, Carlos Eduardo Canani (Cadu); diretor administrativo, Agnaldo Pereira; engenheiro civil, Vinicius Kley Couto, e a coordenadora de eventos da Secretaria, Marilce Santos.

Ceron percorreu a escola, verificou suas condições estruturais e administrativas, e ouviu reivindicações. Os visitantes chegaram bem na hora do almoço ser servido aos alunos. No cardápio, macarronada com frango e salada de beterraba.

“Criança bem alimentada consegue se concentrar melhor, estudar melhor e é mais feliz. Este é um dos benefícios das escolas de Lages, além do ensino em si. Estas visitas nos ajudam a notar as prioridades emergenciais das nossas crianças e adolescentes. Assim podemos tomar as medidas cabíveis em cada caso com celeridade e conforme a viabilidade financeira”, frisa o prefeito Ceron.

148 alunos e diversos projetos de vida

Nesta Emeb estudam 148 alunos, entre quatro e dez anos, moradores dos bairros Vila Nova, Morro Grande, Centenário, São Luiz, Santo Antonio, Bela Vista, Coral e São Paulo. São 26 funcionários, destes, 22 professores.

A Waldo Costa recebe alunos de bairros distantes porque somente cinco escolas municipais atendem em período integral: Anjo da Guarda, Dom Daniel, São Vicente, Frei Bernardino e Waldo Costa.

Funcionam em período integral as turmas de pré-escolar I e II (das 7h30min às 18h30min) e de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental (das 8h às 17h). O 4º ano é parcial, das 8h ao meio-dia. Neste caso, as crianças vão para suas casas já alimentadas no almoço.

Diariamente são servidas quatro refeições aos estudantes: Café da manhã às 8h30min; almoço às 11h (com intercalação de turmas); lanche com frutas (pêra, uva, ameixa) às 14h, e lanche reforçado (sopa ou mingau) às 16h, antes de irem para casa às 17h.

A escola já completou 50 anos, começou em uma minúscula casa de madeira na rua Irmã Erotides, em frente da atual edificação. Há 32 anos está na atual sede. Faz 29 que não recebe uma manutenção de grandes proporções e deverá passar por uma reforma.

A Emeb é dividida em seis salas de aula, refeitório improvisado, banheiro masculino e um feminino e uma quadra de esportes descoberta. A biblioteca se tornou uma sala de aula para abrigar alunos do pré, provenientes do bairro Santo Antonio.

A partir deste ano a instituição está oferecendo ensino em período integral e por isso a atual estrutura precisará de adequações para continuar atendendo estudantes o dia inteiro, porém, com melhor comodidade. Na hora da escovação dos dentes, os alunos precisam fazer um rodízio.

Serão necessárias ampliação dos banheiros, reforma do telhado por causa das goteiras e renovação da parte hidráulica e elétrica. No pátio, os técnicos analisaram uma pequena encosta com pedras, por onde escorre água da chuva, atrapalhando a escola.

Uma das alternativas à primeira impressão é a canalização desta água. No período de adaptações do espaço físico, os alunos serão transferidos para um ambiente próximo, evitando prejuízos na vida escolar. “A reforma é um pedido que viemos fazendo há tempos, é um anseio de todo o corpo docente, dos alunos e da comunidade”, espera a diretora geral, Leila Floriani.

Afetuosidade na decisão da integralidade

Às crianças é dedicado o compartilhamento do conhecimento, carinho, escuta e compreensão. “Por um pedido da comunidade no ano passado, ampliamos as vagas para o ensino integral. É uma comunidade muito carente.

Quando estudavam pela manhã, as crianças ficavam aos arredores da escola à tarde, sujeitas a agressões, ao abandono, contato com drogas, sem alimentação, e toda essa preocupação nos levou, juntamente à direção, a pensar uma nova forma de trabalho para este ano.

Conversamos com os pais e a ideia foi bem aceita, pois os pais trabalham e precisam do nosso apoio”, observa a secretária Ivana.

Tornar realidade o planejamento da Educação depende do cumprimento de uma série de trâmites: Visita para observação da estrutura pelo setor de engenharia, elaboração do projeto, encaminhamento da demanda para licitação e abertura do certame para contratação da empresa executora.

Este processo demora de 60 a 90 dias. O terreno acidentado, entre outros fatores, irá influenciar no projeto e cálculo do investimento nas obras, estudo este a ser analisado pelos técnicos. “Foi a primeira administração que olhou para nós com esse carinho, que veio até a escola ver a realidade. Agradecemos muito. Faz seis anos que estou nesta Emeb e esta é a nossa luta”, reitera a diretora Leila.

Já foram visitados os Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims) Bom Jesus e Cacilda Altomar e as escolas Pedro Eduardo Amaral e Santa Helena. Atualmente, o município possui mais de 15 mil alunos nas 134 unidades escolares – Ceims e Emebs localizadas na área urbana e rural.

Solidariedade e voluntariado

Em razão de a escola estar localizada em uma região de famílias com baixa renda, encontra-se dificuldades em comercializar, rifas, fazer bingos, promoções e festas para angariar fundos. Portanto, conta com a ajuda de instituições voluntárias ao proporcionar momentos de alegria em datas comemorativas, principalmente Páscoa, Dia das Crianças e Natal.

O grupo tem um objetivo de solidariedade homogêneo e é formado pelo Clube da Lady (doação de enxovais) e os Centros Espíritas Operário da Caridade (para onde a escola encaminha mães que irão receber sopa, enxoval e roupas) e Solar Espírita (doações e disponibilidade de um voluntário para lecionar aulas de reforço).

“Os voluntários têm sensibilidade com a nossa causa. A comunidade é trazida para dentro da escola. Não temos casos de vandalismo e trabalhamos a conscientização, criando um clima de afetividade”, explica a diretora auxiliar Valéria Cembranel, pouco antes de ressaltar: “Comida e união não faltam aqui na escola.”

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Lages celebra os oito anos de implantação do Instituto Federal de Santa Catarina

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Foto: Divulgação

Lages é considerada um polo de educação em nível superior e está cada vez mais se consolidando como referência em nível técnico. São milhares de alunos matriculados que se deslocam de outras cidades ou até mesmo de municípios do estado vizinho, Rio Grande do Sul, para frequentar os diversos cursos oferecidos e se qualificarem para o mundo do trabalho.

Esta semana Lages celebra uma grande conquista. Os oito anos de implantação do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc). Com o objetivo de desenvolver e difundir conhecimento científico e tecnológico, formando indivíduos capacitados para o exercício da cidadania e da profissão, o Ifsc, Campus Lages, busca consolidar-se como centro de excelência na educação profissional e tecnológica no Estado.

O Campus de Lages oferece as seguintes modalidades de cursos: de qualificação, técnicos de educação de jovens e adultos, técnicos simultâneos ao ensino médio e pós ensino médio.

Na última quarta-feira (20 de junho) a Câmara de Vereadores de Lages realizou sessão que concedeu diploma e placa comemorativa pelos 10 anos de constituição no âmbito do sistema federal de ensino dos Institutos e dos oito anos de implantação em Lages.

“Neste momento de festa refletimos sobre os avanços e planejamos os trabalhos para os próximos, sempre na busca de um centro de excelência em educação”, comenta a reitora do Ifsc, Maria Clara Kaschny Schneider.

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Começam as inscrições para o XIII Congresso da Educação

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Centro Serra é o local que acontece o evento - Foto: Vinicius Prado/ Arquivo CL

Inicia-se nesta quinta-feira (21) e segue até o dia 22 de julho o prazo para as inscrições para o XIII Congresso da Educação, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho, no Centro Serra Convention Center. Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura de Lages, www.educacaolages.sc.gov.br. Para professores da rede municipal, o valor é R$ 30 e para outros interessados, o custo é R$ 40.

Com o tema “Formação Humana Integral: perspectivas e complexidade de um cenário em transição”, espera-se um grande número de inscritos, por acontecer em datas de recesso escolar. Palestrantes de renome também devem atrair interessados.

Este ano os principais são a atual presidente do Instituto Inspirare, Anna Penedo; a autora de livros e conferencista em eventos nacionais e internacionais, Emília Cipriano; Márcia Hobold Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o professor Pachecão, conhecido no país por suas palestras motivacionais.

O diretor de ensino da Secretaria da Educação de Lages, Carlos Eduardo Canani, explica que o congresso auxilia na formação continuada dos professores. “Já vimos professores aplicando práticas aprendidas no congresso na sala de aula”.

Durante o congresso, acontecerão oficinas que irão debater vários assuntos dentro da temática. Ao todo, são 95 grupos de trabalho que serão divididos em oito espaços. “Apesar da secretaria promover o evento, vimos que ele pertence à várias entidades, já que possuímos vários parceiros”. Ao todo serão mais de 170 profissionais envolvidos no congresso, desde os organizadores até professores que se disponibilizam a ministrar as oficinas voluntariamente.

Seminários paralelos

Uma novidade nesta edição é a realização do II Seminário da Educação Infantil, o I Seminário da Educação Especial e o I Seminário da Educação no Campo, que são eventos paralelos, incorporados dentro do congresso, atendendo a todos os níveis educacionais, com programações específicas para esses públicos.

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Bombeiros combatem incêndio em secadora de grãos

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Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam combatendo um incêndio em uma secadora de grãos, em São José do Cerrito. O fogo começou nesta quinta-feira (21), pela manhã.

Segundo informações do Bombeiros, devido a proporção do incêndio a secadora teve de ser totalmente esvaziada.

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