Conecte-se a nós

Marketing de Conteúdo

Energia solar fotovoltaica é forma de economia sustentável

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Formado em eletrônica, o comerciante e empresário Alessandro Donatti, pesquisava alternativas para diminuir a fatura da energia elétrica, já que possui casa e restaurante e seu consumo mensal é elevado. Em suas pesquisas encontrou uma fonte de energia renovável, sustentável e inesgotável: o sol.

Painéis solares instalados em cima de sua residência captam a luz solar e a transforma em energia elétrica. O Sistema Fotovoltaico produz energia para todos os pontos da casa, inclusive o chuveiro.

Depois da instalação dos painéis, Alessandro sentiu diferença não apenas em seu bolso, mas, também, no conforto de casa. Agora pode deixar as lâmpadas acesas e usar as tomadas sem se preocupar com a fatura e com o meio ambiente, afinal, a energia é gerada por meio do sol.

“Eu sempre procurei algo com a ideia de economia e com menor impacto ambiental, foi aí que encontrei a Sul Energia. Em dois meses, cada fatura teve redução de aproximadamente 80%. Em torno de 5 anos o meu investimento estará pago e tenho garantia da eficiência dos painéis de 25 anos”.
O lageano e sócio-proprietário da empresa Sul Energia Fabrício Waltrick, explica que os painéis podem ser instalados no chão ou em telhados.

A geração de energia acontece, também, em dias nublados, assim, a casa sempre estará gerando energia, do amanhecer até o anoitecer. É necessário um estudo, pois cada região possui uma média de irradiação representada em Wh/m²/dia (Watt-hora por metro quadrado por dia) para saber a quantidade de painéis e qual o melhor posicionamento do painel para otimizar sua produtividade. Além de gerar energia, o sistema proporciona valorização do imóvel.

Economia

Depois de instalado, o cliente percebe economia de até 90%, além de recuperar o investimento feito na instalação do sistema que gira em média de 4 a 8 anos, dependendo da tarifa local da energia.

Outro fato que chama a atenção é o Auto Consumo Remoto, previsto pela resolução 687/15 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que permite ao consumidor a compensação de energia em outro endereço, desde que, dentro da mesma área de concessão ou permissão da concessionária, onde a energia excedente será compensada, e as unidades consumidoras sendo de um mesmo titular.

Na prática, toda a energia produzida excedente, ou seja, a energia que não é consumida no momento de geração é injetada na rede. Ao final do mês, a distribuidora de energia elétrica fará um balanço entre a geração e o consumo, havendo excedente de geração a distribuidora reconhece os créditos de kWh na sua conta, que ficará de saldo, assim, o consumidor terá uma redução de até 90% na sua conta de energia, sendo que pagará somente a tarifa básica.

Como funciona?

Através do sistema conectado à rede (on Grid) o seu Gerador Fotovoltaico é conectado à rede de energia da sua concessionária local. A energia produzida pelo sistema em corrente contínua, é transformada em corrente alternada, através de um inversor e injetado toda a energia excedente na rede.

Assim, toda a energia excedente produzida pelo seu gerador fotovoltaico é contabilizada através de um medidor bidirecional, assim a distribuidora de energia registrará créditos para o seu consumo nos meses seguintes, com prazo de validade perante a concessionária de até 60 meses (5 anos).

O que é o sistema fotovoltaico?

É a produção de energia, através de painéis solares, estrutura de fixação, cabeamento específico, equipamentos de proteção e inversores de frequência. A eletricidade que vem do sol é chamada de fotovoltaica*, termo formado a partir de duas palavras: foto, que em grego significa “luz”, e voltaica, que vem da palavra “volt”, a unidade para medir o potencial elétrico.

Por que instalar um sistema fotovoltaico?

No solo

Instalação no solo de parques solares de energia solar fotovoltaica

Vantagens:

Facilidade de instalação e manutenção

Aproveitamento sustentável de áreas não exploradas ou improdutivas.

Maior possibilidade de modularização, para dividir a potência empregada, reduzindo ainda o impacto ambiental.

No telhado

Instalação sobre os telhados de plantas geradores de energia solar fotovoltaica

Vantagens:

Otimização de espaço

Compactação do sistema

Agrega valor à sua propriedade

Reforço da matriz energética

Estacionamentos

Construção de estacionamentos geradores de energia solar fotovoltaica com cobertura de painéis solares fotovoltaicos.

Vantagens:

Aproveitamento estratégico de áreas pouco rentabilizadas.

Potencial estético para agregar valor à propriedade

Possibilidade de instalação de ponto de recarga para veículos elétricos.

Cobertura e proteção para o seu estacionamento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: