Eleições

Eleitores devem votar com calma, para evitar equívocos

Published

em

Justiça Eleitoral orienta para que os eleitores votem logo pela manhã, a fim de evitar a formação de longas filas no final do dia - Foto: Adecir Morais/ Arquivo CL

O segundo turno das eleições acontece neste domingo (28) e a expectativa da Justiça Eleitoral é de que o pleito transcorra com mais tranquilidade e menos filas, em comparação com o primeiro turno, visto que serão apenas dois votos: para governador do Estado e para presidente da República.

A recomendação que eleitores devem chegar cedo para evitar atrasos e grandes filas, e apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor (ou somente o e-Título, para quem já registrou a biometria). A principal orientação é para que os eleitores votem com calma, para evitar confusões.

De acordo com o juiz eleitoral da 21ª zona de Lages, Antônio Carlos Junckes dos Santos, muitos eleitores votaram para presidente no lugar do voto para governador e saíam da urna sem finalizar a votação. Eles eram chamados pelos mesários para que concluíssem os votos. Por isso, em alguns estados, houve reclamações de que não aparecia a foto de um determinado candidato à Presidência.

“A conclusão que chegamos é que, como eram dois votos para senador, as pessoas votavam num senador e passavam a votar para governador no campo do senador, anulando o segundo voto de senador. Daí, votavam para presidente no voto de governador. Por isso, em alguns estados, acabavam anulando o voto de governador e saíam da urna de votação sem ter concluído o voto de presidente. Ele era chamado para concluir o voto de presidente, explica. Para se ter uma ideia, no primeiro turno, em Santa Catarina, o total de votos brancos e nulos foi de 636,4 mil para governador e 1,94 milhão para senador.”

É justamente para evitar equívocos que a Justiça Eleitoral pede que, no segundo turno, os eleitores votem com calma e tempo. “Votar com calma e levar o número dos candidatos, apesar de serem só dois votos, é fundamental.

O eleitor deve digitar os números, aguardar aparecer a foto do seu candidato na tela e só depois que visualizar a foto, confirmar o voto”, orienta o chefe de cartório da 21ª Zona Eleitoral em Lages, Gilmar Duarte.

Segundo ele, para auxiliar os eleitores será disponibilizada, dentro de cada cabine de votação, a lista com os nomes e respectivos números dos quatro candidatos (dois ao Governo do Estado e dois à Presidência). Duarte ressalta que é indispensável apresentar um documento com foto na hora da votação. “Nem o mesário, nem o delegado de prédio, ninguém está autorizado a liberar o eleitor a votar sem apresentar o documento com foto”, completa.

O que pode fazer no dia da eleição

  • Demonstrar a sua preferência por um candidato ou partido com o uso de bandeiras, broches (bottons) ou adesivos. Mas a manifestação deve ser silenciosa e individual.
  • Usar camisa e boné pode ser permitido se for feito pelo eleitor. Mas se houver uma concentração de pessoas usando camisas, bonés ou outro tipo de publicidade de um candidato ou partido, isso pode ser entendido como propaganda, o que é crime eleitoral.
  • A fiscalização do partido ou coligação durante a votação na seção eleitoral.
  • Levar uma “cola” com os números dos candidatos para a urna de votação.

O que não pode fazer no dia da eleição

  • Concentração de pessoas, até o fim da votação, com camisas padronizadas, bandeiras, broches (bottons) e adesivos de candidatos ou de partidos.
  • Utilização de alto-falantes ou amplificadores de som.
  • Realização de comícios ou carreatas.
  • Oferecer alimentos ou transporte de eleitores.
  • Fazer boca de urna ou tentar convencer um eleitor a votar em um candidato ou a não votar.
  • Distribuir qualquer tipo de propaganda eleitoral, como santinhos ou panfletos.
  • Impedir que um eleitor vote.
  • Usar celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer outro dispositivo que prejudique o sigilo do voto.

Fonte: www.eleicoes2018.com

Como votar

  • Esta é a ordem de votação para este domingo.

Governador –  XX

Presidente – XX

Caso você deseje anular seu voto, digite um número que não corresponda aos candidatos e aperte a tecla “Confirma”. Um voto nulo não invalida o outro. Para votar em branco aperte a tecla “Branco” e, na sequência, confirme a escolha.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com