Conecte-se a nós

Notícias

Educadores serão capacitados em novo curso de educação de trânsito marcado para 10 de abril

Published

em

Foto: Divulgação

Uma nova edição do curso de multiplicadores em educação de trânsito está prestes a começar em Lages. A capacitação terá duração de oito horas e será no dia 10 de abril (terça-feira), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no auditório da Escola de Educação Básica Industrial de Lages.

Serão dois palestrantes: psicóloga e instrutora do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Rosangela Matos, e o instrutor de trânsito, Cláudio Werlich. O curso de multiplicadores é realizado pela parceria entre Diretoria de Trânsito (Diretran), Secretaria Municipal de Educação, Gerência Regional de Educação (Gered) e Sest/Senat.

A qualificação estará voltada a professores municipais, estaduais e de instituições particulares ofertantes do ensino fundamental e médio, com inscrições a serem efetivadas minutos antes do início do curso. A estimativa é a participação de aproximadamente 150 educadores da rede pública e privada.

Entre os temas estão segurança, preservação da vida, cidadania, mobilidade urbana, recursos tecnológicos, uso proibido de bebida alcoólica e drogas ao conduzir, comportamento defensivo, atitudes do bom motorista, psicologia, metodologias de ensino de educação no trânsito, didática, transversalidade e dinâmicas.

Os participantes serão certificados, sendo que o projeto faz parte do Programa Educação e Segurança para o Trânsito. Os conteúdos absorvidos no aperfeiçoamento serão compartilhados aos demais educadores das escolas e, consequentemente, aos estudantes que, por sua vez, irão exercitar as instruções junto as suas famílias e comunidade.

É lei

O artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aborda a obrigatoriedade de que todo órgão de trânsito trabalhe a questão da educação, preparando as gerações futuras, os motoristas de amanhã, desde o pré-escolar.

Já o artigo 320 do Código institui que a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

A Lei Municipal número 3.401, de 2007, determina a inclusão de educação para o trânsito nos currículos da educação infantil e ensino fundamental das unidades jurisdicionais ao sistema municipal de educação.

 

Prevenção à violência no trânsito

Duas datas destacam o alerta sobre um trânsito mais humanizado nacionalmente: Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito, em setembro. E em 2017 houve a motivação para que os estudantes produzissem frases sobre a conscientização de um trânsito com mais harmonia e respeito mútuo entre motoristas e pedestres.

Foram selecionadas 27 frases com análise por profissionais técnicos da própria Diretran. Nos próximos dias estará em circulação um folheto com as frases selecionadas. Estrategicamente, estarão expostas nos panfletos de ofertas de produtos dos supermercados Myatã e Martendal, atingindo um grande número de pessoas neste processo de percepção e educação.

A frase classificada como a mais impactante, incluindo homenagem à estudante autora na devolutiva em novembro do ano passado, Stefanie Damasceno de Brito, na época no 8º ano da Escola Municipal de Educação Básica Professor Antônio Joaquim Henriques, foi “Cuidado quando for atravessar a rua, cuidado ao andar de moto ou de carro. Você escolhe, a batida do carro ou a do seu coração. Tenha consciência, sua vida é importante!”.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Lages

 

 

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais