Geral

Drenagem de grandes proporções é executada no Bairro Universitário

Published

em

Foto: PML/ Divulgação

O projeto de pavimentação asfáltica da Rua Archilau Batista do Amaral, no Bairro Universitário, é complexo, diferenciado dos demais já executados nos últimos dois anos. Na via, a drenagem pluvial é por si só uma obra de grandes proporções e que requer tempo e planejamento próprio.

Por se tratar de rua que se estende em desnível, devido as condições do terreno – área onde se concentram as águas do escoamento pluvial que descem da área de entorno do Ginásio Jones Minosso, Centro Serra e Senai -, um total de 2.100 metros de tubulação terá de ser implantada.

A Archilau se estende por cerca de 600 metros desde o ponto de confluência com a Avenida Antonio Ribeiro dos Santos até a confluência com a Rua Sebastião Ramos Schmidt, rua esta que margeia a área do antigo kartódromo.

“O complexo de rede pluvial que está sendo implantado nesta área irá drenar o terreno de forma eficaz, resolvendo um antigo problema de águas paradas e que incomodavam muito os moradores. As águas serão captadas de todo o entorno da Archilau e serão canalizadas para o rio Carahá, através de uma rede final que irá margear o antigo kartódromo”, fala o secretário municipal de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi.

No ponto final dessa rua, um corte foi feito para que a via se estenda de forma retilínea, eliminando-se curva desnecessária. “Neste ponto, no acesso à Rua Sebastião Ramos Schmidt, a sobra de terreno será aproveitada para a implantação de uma praça pública”, salienta o secretário de Planejamento e Obras.

Esse projeto de asfaltamento tem recursos repassados pelo Governo do Estado e também contrapartida da Prefeitura que se responsabiliza pela implantação da rede de esgoto, através da Semasa.

Outras três ruas da área de acesso ao Ginásio Jones Minosso já foram pavimentadas, através de projetos conveniados entre Estado e Município por ocasião da realização, no mês de novembro, dos Jogos Abertos de Santa Catarina.