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Dicas para fazer uma automassagem em casa, para quem tem dores nos pés

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Foto: Shutterstock.com/ Divulgação

Após um longo dia de trabalho ou atividades realizadas em pé, ou de esforço rigoroso, é natural que os pés e as pernas apresentarem dores indesejáveis e muito cansaço.

O que não é normal é quando a dor evolui e persiste em pontos específicos, principalmente ao acordar pela manhã. Muitos problemas, como inflamações, podem surgir a partir do esforço rigoroso feito pelos pés, mas poucas pessoas pensam sobre isso.

Milhares de brasileiros de todas as idades são afetados por dores nos pés todos os dias, e é mais frequente em quem permanece em pé durante muito tempo, em quem pratica atividades físicas de impacto e em pessoas com sobrepeso. Também ocorre em indivíduos com patologias e inflamações como tendinites, esporão no pé, fascite plantar, entre outras alterações.

Quando a dores são frequentes e constantes, é necessário buscar ajuda médica para um correto diagnóstico e o tratamento adequado. Cada quadro clínico exige uma abordagem diferente que pode ser tratado com anti inflamatórios, fisioterapia e até palmilhas ortopédicas, e, por isso, é tão importante descobrir a causa das dores. A boa notícia é que é possível aliviar as dores a partir de uma automassagem em casa. Veja abaixo algumas dicas!

Automassagem para aliviar as dores

Seja para quem possui um quadro crônico de dores nos pés causado por alguma patologia, seja para quem sofre com a dor esporádica por conta de um esforço específico e pontual (longas caminhadas, longos períodos em pé, uso de calçados apertados ou desconfortáveis), a massagem é uma grande aliada no abrandamento dos incômodos.

A automassagem dá autonomia para que a própria pessoa busque o relaxamento e o controle dos incômodos, e pode ser feita a partir de técnicas muito simples, capazes de proporcionar o relaxamento dos músculos.

Separe entre cinco e dez minutos do dia – preferencialmente após chegar em casa, depois de um dia de trabalho – para aplicar a automassagem.

  • Aperte os polegares na sola e os demais dedos da mão no peito do pé, torcendo as mãos em direções opostas. O movimento é similar ao que seria feito ao espremer uma esponja.
  • Afunde o polegar logo abaixo do osso lateral do tornozelo, e mantenha por três segundos. Solte e repita várias vezes, avançando em direção ao dedão do pé.
  • Aperte com o polegar a área entre cada um dos dedos do pé.

Para ajudar a relaxar durante a massagem, utilize óleos essenciais ou cremes hidratantes, que facilitam os movimentos. Cremes de ingredientes herbais terapêuticos, como a arnica, também auxiliam na circulação local.

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