Entretenimento

Documentário sobre as Meninas Milagreiras de Lages resgata histórias de fé e memória da cidade no YouTube

phantomsweetly00942fc927 Por Gabriela Raizer Pires
28/07/2026 - 10:37 2 min de leitura
Meninas Milagreiras de Lages
Foto: divulgação Vinícius Prado

Histórias preservadas pela devoção popular continuam fazendo parte da memória de Lages. Entre velas, flores e orações, as trajetórias de três meninas que tiveram suas vidas interrompidas precocemente atravessaram gerações e agora ganharam um novo registro audiovisual.

Notícias de Lages no seu WhatsApp

Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região

Entrar no canal

O documentário “Meninas Milagreiras”, dirigido pela pesquisadora e realizadora audiovisual Suzane Faita, está disponível gratuitamente no YouTube. A produção reúne pesquisa, entrevistas e registros para apresentar as histórias de Salete de Fátima, Ivone de Oliveira Freitas e Aline Giovana Schmitt, três meninas que passaram a ser reconhecidas, no imaginário popular, como milagreiras.

Produção registra histórias ligadas à memória de Lages

Realizado pelo Coletivo Audiovisual Lageano (CAL), o documentário busca compreender como essas histórias permanecem vivas na memória coletiva da cidade.

A produção reúne relatos de familiares, jornalistas e historiadores, além de registros de locais relacionados às trajetórias retratadas. O objetivo é abordar a relação entre memória, religiosidade popular e identidade cultural de Lages.

Segundo Suzane Faita, a ideia do documentário surgiu a partir do interesse em compreender como essas histórias continuam presentes entre os moradores.

Foto: divulgação Vinícius Prado

Documentário percorre espaços simbólicos da cidade

Produzido em 2024, “Meninas Milagreiras” percorre espaços simbólicos de Lages, como os cemitérios Cruz das Almas e da Penha, além de outros locais relacionados às histórias das três meninas.

Após as exibições de lançamento, a obra passou a integrar o acervo público do canal do Coletivo Audiovisual Lageano no YouTube, permitindo que o público assista ao conteúdo gratuitamente.

O documentário foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Lages, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Ficha técnica da produção

Direção e pesquisa: Suzane Faita
Direção de fotografia: Armin Reichert
Operadores de câmera: Leandro Benedetti, Luan de Moraes e Jary Jr.
Captação de som e produção: Andrey Farias
Assistente de produção: Patrícia Flach
Produção executiva: Thaís Ramos Reichert
Edição: Leandro Benedetti
Realização: Coletivo Audiovisual Lageano (CAL)

Como isso impacta sua vida?

Para quem vive em Lages e acompanha as histórias que fazem parte da identidade da cidade, o documentário oferece um novo registro sobre personagens presentes na memória popular. A produção fica disponível gratuitamente no YouTube, permitindo que moradores e novas gerações conheçam essas trajetórias.