Conecte-se a nós

Notícias

Doação de sangue pode salvar até quatro vidas

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Já pensou que com apenas uma doação você pode salvar até quatro vidas? E doar sangue é rápido, fácil, sem custo algum e ainda sai do hemocentro com um sentimento de gratidão por ter a oportunidade de mudar a vida de alguém.

Em Lages, ainda mais com as baixas temperaturas, o número de doadores diminui no Hemosc da cidade, em contrapartida aumenta o número de pacientes precisando de sangue. A coordenadora do setor de captação de doadores, Carmen Ramos Muniz, explica que o hemocentro precisa ter, em média, de 40 a 50 doações por dia, porém, o ideal para manter o nível de segurança seriam 70 doações/dia. A demanda é maior do que as doações já que os hospitais atendem, além de Lages e Amures, a região do Alto Vale.

Para elevar o número de doadores, Carmen ressalta as atividades para captação de sangue. Uma delas é o projeto Empresa Solidária, na qual os próprios funcionários podem solicitar ao RH uma palestra para auxiliar no incentivo à doação.

“É importante que as pessoas se conscientizem que a doação precisa ser feita além de campanhas, ou quando algum familiar necessita, o legal é que os doadores sempre procurem o Hemosc para fazer a doação. O Hemosc precisa de todos os tipos sanguíneos, mas os principais são O+ e A+. Carmen ressalta que todas as tipagens são bem-vindas.

Campanha do mês

“Junho vermelho. Um mês que vale por muitas vidas”, este é tema do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) referente ao mês dedicado às campanhas que incentivam a doação de sangue.

O Junho Vermelho foi instituído pelo Governo do Estado, através da Lei nº16.694, que visa a dedicar um mês inteiro às campanhas que apoiam e reforçam a importância da doação de sangue. Além disso, em 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Por que doar sangue?

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, e é essencial à vida. Todos os dias, acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia, anemias e outras situações.

Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficientes para atender toda população.

O sangue não tem substituto. Por isso, a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais