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Divulgação do resultado do Enem é antecipado para 18 de janeiro

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A partir de 18 de janeiro os estudantes poderão consultar os resultados individuais - Foto: Divulgação

O Ministério da Educação antecipou em um dia a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

A partir de 18 de janeiro os estudantes poderão consultar os resultados individuais na Página do Participante, na internet. A nova data foi divulgada hoje (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É necessário informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no Enem. Quem não se lembra da senha pode recuperá-la na Página do Participante.

É com ela que o estudante também terá acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

Os resultados dos participantes com menos de 18 anos, comumente chamados de treineiros, serão liberados 60 dias depois da divulgação regular.

O mesmo prazo vale para os espelhos de correção das redações. O acesso ao espelho de correção é uma forma de o participante saber como se saiu em cada uma das cinco competências avaliadas pela prova.

Os estudantes podem usar o resultado das provas do Enem em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sisu, para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Fonte: Agência Brasil

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ADR Lages intermedia acordo entre HNSP e Secretaria Estadual de Saúde

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Foto: Andressa Ramos/Arquivo CL

O impasse envolvendo o repasse de recursos de custeio do Governo do Estado para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), mantido pela Sociedade Mãe da Divina Providência, em Lages, chegou ao fim. Em acordo intermediado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, a direção do hospital aceitou receber o valor devido (relativo aos meses de junho a novembro de 2017) em 12 parcelas.

Os valores, segundo a direção, serão utilizados para cobertura parcial para pagamento de plantões e sobreavisos realizados pelos profissionais de médicos do HNSP, com objetivo de encerrar o movimento capitaneado pelo Sindicato dos Médicos de Santa Catarina. “Com este acordo, esperamos que o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres possa retomar o atendimento como ele era prestado antes deste movimento liderado pelo Sindicato dos Médicos”, explica o secretário João Alberto Duarte.

Para tanto, a direção do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres aguarda de forma rápida a liberação das parcelas referentes a janeiro e fevereiro, e a partir de março, o início do parcelamento acordado, além da parcela do mês vigente do convênio de custeio.  A Secretaria Estadual de Saúde, em ofício assinado pelo secretário Acélio Casagrande e que esteve reunido com a direção do hospital no início da semana em Florianópolis, se compromete a manter os pagamentos rigorosamente em dia. Com o fim do impasse, os médicos retornam ao atendimento normal a partir das 20h desta sexta-feira (23).

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Eleitor pode se cadastrar para ser mesário voluntário

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Foto: Divulgação

O eleitor que tem interesse em ser mesário nas próximas eleições já pode se cadastrar no Portal do Eleitor. A convocação acontecerá de 6 de julho até 8 de agosto, mas quem quiser se inscrever voluntariamente já pode fazê-lo, até o dia do pleito.

Nas últimas eleições, em 2016, trabalharam mais de 17 mil mesários voluntários. Neste ano, o número estimado de mesários necessários é de 65 mil pessoas, que irão abrir os trabalhos eleitorais, identificar e habilitar o eleitor para votar.

Kris Nereid, chefe da Seção de Orientação do Cadastro Eleitoral, explica que “sem mesários as eleições não têm como ser realizadas. É de suma importância para a democracia o trabalho deles durante as eleições”.

O voluntário que trabalha como mesário tem os seguintes benefícios: goza de dois dias de folga para cada dia de trabalho na Justiça Eleitoral, as horas trabalhadas podem contar como atividade extracurricular em universidades conveniadas e ainda é critério de desempate em concursos públicos, quando previsto em edital.

Como cadastrar

Para se cadastrar, basta acessar o Portal do Eleitor e preencher os seus dados. No site, o voluntário tem acesso a informações relativas à convocação, datas de prováveis treinamentos e também encontra o guia do mesário, com instruções de como proceder no dia das eleições.

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Udesc Lages aprovou quatro projetos

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Foto: Udesc / Divulgação

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, teve quatro projetos aprovados na 6ª edição do Sinapse da Inovação, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Os projetos estão entre os cem contemplados no Estado e receberão R$ 60 mil, além de bolsa de estudos por um ano, por apresentar ideias inovadoras em áreas como Tecnologia da Informação, Saúde, Agronegócio, Educação, Meio Ambiente e Energia.

Agora, os novos empreendedores montarão as empresa para receber suporte para desenvolver os produtos ou negócios e ter acesso a clientes e potenciais investidores.

Para a coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Udesc Lages, professora Maria de Lourdes Magalhães, “o envolvimento do meio acadêmico com a inovação é fundamental para que a universidade possa devolver bons frutos à sociedade, além de inserir os alunos em empreendimentos inovadores”.

Criado em 2008 pela Fundação Certi, que desde então tem operado o programa, o Sinapse da Inovação busca transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso.
Para isso, são oferecidos recursos e capacitação técnica aos participantes do programa. Desde a primeira edição, o Sinapse da Inovação já destinou aproximadamente R$ 30 milhões em recursos por meio da Fapesc.

Os projetos da Udesc

1- Dentre os quatro contemplados, está o “Vetortho 3D – Órteses e Próteses Personalizadas em Animais de Companhia”. Coordenado pelo professor Fabiano Salbego, o objetivo é oferecer órteses e próteses personalizadas, de qualidade e abaixo do valor atual de mercado, além de um sistema digital de suporte ao usuário, com orientações técnicas sobre o uso do produto e acompanhamento dos casos.

2- Outro projeto é o “Quiron – Sistema de Gestação Remota da Sanidade Agrícola e Florestal”, coordenado pelo professor Marcos Schimalski, que apresenta um serviço que possibilita a utilização precisa de defensivos e insumos agrícolas e florestais, oferecendo ferramentas que prevejam situações e diagnostiquem problemas.

3 – Coordenado pelo professor Rodrigo Terezo, o projeto “Painéis Autoportantes em Madeira” também está entre os selecionados. A proposta é adquirir madeiras serradas de pinus, secas e classificadas visualmente e, posteriormente, realizar uma classificação de rigidez e um plano de uso ordenado das peças para a composição dos painéis.

4- Entre os vencedores também está “Impressora 3D sem Filamento”, um projeto coordenado pelo técnico universitário Maurilio dos Santos Junior, com o propósito de fornecer um modelo de impressora que visa economia, reutilização e reciclagem direta, contribuindo com o meio ambiente ao amenizar os problemas decorrentes da utilização de filamento.

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Programa do Imposto de Renda será liberado na segunda

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Foto: Vinicius Prado

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) começa no próximo dia 1º e vai até o dia 30 de abril deste ano. O programa de preenchimento da declaração estará disponível na próxima segunda-feira (26).

Estão obrigados a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50.

O painel inicial do sistema terá informações das fichas que poderão ser mais relevantes para o contribuinte durante o preenchimento da declaração.

Neste ano, será obrigatória a apresentação do CPF para dependentes a partir de 8 anos, completados até o dia 31 de dezembro de 2017.

Na declaração de bens, serão incluídos campos para informações complementares, como números e registros, localização e número do Registro Nacional de Veículo (Renavam).

Também será incluída a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto.

Outra mudança é a possibilidade de impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento de todas as quotas do imposto, inclusive as que estão em atraso.

 

Fonte: Agência Brasil

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