Conecte-se a nós

Notícias

Diagnóstico precoce do câncer infantil pode salvar vidas

Published

on

Foto: Kennedy Santos/Governo do Acre/Divulgação

Em 2018, 12,5 mil novos casos de câncer infantil devem ser diagnosticados no Brasil, indica o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com a atenção dos pais e responsáveis a alguns sintomas comuns e assistência médica adequada, a doença pode ser identificada ainda no início, aumentando as chances de sucesso com o tratamento adequado. Em 80% dos casos, há chances de o câncer ser vencido.

De acordo com o Inca, os tipos mais comuns de câncer em crianças e adolescentes são a leucemia, que afeta os glóbulos branco, células que atuam na defesa do organismo; do sistema nervoso central; linfomas (no sistema linfático); neuroblastoma (no sistema nervoso periférico); tumor de Wilms (nos rins); e retinoblastoma (na retina).

Alguns dos sintomas de câncer são comuns em outras infecções frequentes na infância, como gânglios inflamados no pescoço e manchas roxas. Os pais, alerta a oncologista Isis Magalhães, diretora técnica do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, não devem entrar em pânico, e os profissionais de pediatria devem estar preparados para identificar e diferenciar os sintomas de câncer, que apresentam comportamento diferente do normal.

“A leucemia afeta a medula óssea, a fábrica do sangue. Assim, os sintomas que aparecem são de falência de produção de sangue: a criança fica anêmica sem explicação, com uma frequência de infecção diferente e pode apresentar sangramentos e manchas roxas. Mas é diferente de hematomas na perna, por exemplo, porque são manchas em lugares não habituais”, explica.

No Hospital da Criança de Brasília, são recebidos entre 180 e 200 novos casos por ano. A quimioterapia dura em torno de dois anos, e os cuidados com a saúde da criança duram mais cinco anos após o tratamento.

Diferentemente do câncer em adultos, não é possível realizar medidas preventivas, como exames de rotina e suspensão de hábitos como o cigarro. O câncer infantil tem crescimento rápido e não costuma ser localizado, mas tem maior chance de cura. “Nossa maior arma é o diagnóstico precoce, para que a criança esteja em melhores condições para iniciar o tratamento”, afirma a especialista.

Fique do olho nos seguintes sintomas que podem indicar câncer:

– Palidez, hematomas, sangramento e dor óssea

– Caroços e inchaços, em especial quando indolores e sem febre

– Inchaço na barriga

– Dores de cabeça persistentes e vômitos

– Perda de peso sem explicação

– Falta de ar ou tosse persistente

– Mudanças nos olhos, como perda visual e hematomas

Comentários
Compartilhe

Notícias

Recuperação na Serra do Panelão deve acontecer na quarta-feira

Published

on

Por

Foto: Divulgação

Equipes do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) de Urubici e de Bom Retiro farão, na quarta-feira (23), a recuperação do asfalto no Km 361 da SC 110, na Serra do Panelão, em Urubici. O problema é um buraco causado pela chuva da semana passada que fica no meio da pista de rodagem no sentido BR 282 a Urubici. Engenheiros do Deinfra estiveram na Serra na tarde de terça-feira (22). O local segue sinalizado, entretanto é preciso cuidado dos motoristas. Outro motivo de preocupação é que a previsão do tempo para a quarta-feira é de forte geada. Segundo o Deinfra, geada, nevoeiro e gelo na pista sempre aumentam os riscos de acidentes e dessa forma deve-se redobrar a atenção e trafegar em velocidade compatível com as condições da via.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Homem é agredido no Centro de São Joaquim

Published

on

Por

A guarnição da Polícia Militar de São Joaquim realizava rondas na Rua Egídio Martorano, Centro da cidade por volta das 18h45min de segunda-feira (21), quando foi abordada por um homem de 29 anos. Ele informou que havia sido agredido por três homens que estavam no pátio ao lado do bar e lanchonete do Noel.  O Samu foi acionado, o homem apresentava inúmeros ferimentos na cabeça e no rosto,  a vítima foi encaminhada ao Hospital Sagrado Coração de Jesus. Em posse das informações os policiais localizaram os suspeitos próximo ao Belvedere (escadaria), estes foram encaminhados para a Delegacia para os procedimentos legais.

 

Fonte: Jornal Folha da Cidade

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Furto em loja de materiais de construção

Published

on

Por

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação

A Polícia Militar de São Joaquim foi acionada na manhã de terça-feira (22) por conta de um arrombamento seguido de furto na GT Materiais de Construção. Durante a madrugada, os bandidos invadiram o terreno da Igreja Adventista ao lado da loja e usando uma escada tiveram acesso ao telhado da loja de materiais de construção.

Foram roubados diversos aparelhos eletrônicos como furadeira e esmerilhadeiras, makitas, serras elétricas, parafusadeiras, equipamentos da linha Bosch. Os bandidos se dirigiram ao caixa e e teriam levado cerca de R$ 12.000 em dinheiro. Na fuga saíram pelas portas de trás tendo acesso Rua Domingos Martorano.

 

 

Fonte: São Joaquim Online

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©