Turismo

Diagnóstico levará ao Plano de Desenvolvimento de Turismo

Published

em

O diagnóstico de São Joaquim foi apresentado na semana passada e apontou deficiências e pontos fortes na oferta turística do município - Foto: Núbia Garcia/Arquivo CL

Apontar a situação e o futuro dos municípios da região enquanto destinos turísticos, abordando as oportunidades de negócios voltadas ao setor, é o objetivo do Plano de Desenvolvimento do Turismo da Serra Catarinense, que está sendo desenvolvido por meio de um convênio entre o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) e o Ministério Turismo.

Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Plano será executado a partir de diagnósticos de turismo elaborados para cada um dos 18 municípios da Amures. Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Ponte Alta, São Joaquim, São José do Cerrito e Urubici já tiveram seus diagnósticos concluídos e apresentados em seminários de validação. No dia 2 de outubro, será a vez de Lages conhecer os resultados do levantamento sobre o turismo local.

Diagnósticos independentes

Para cada município, o diagnóstico destaca a importância da infraestrutura e do turismo sustentável como tendência para adaptação no turismo local. Além de apontar os potenciais de cada município, o levantamento também expõe os deficits de cada um, com o objetivo de apontar caminhos para o aprimoramento na diversificação das ofertas turísticas e para dar maior visibilidade aos municípios.

A assessora de turismo da Amures e secretária-executiva do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), Ana Vieira, explica que o diagnóstico é a primeira etapa para a criação do Plano de Desenvolvimento do Turismo da Serra Catarinense. A etapa seguinte será o planejamento das ações a serem tomadas para efetivar a transformação.

“Esse diagnóstico aponta a realidade do turismo em cada município, em que condições estamos perante a concorrência. Levanta a taxa de ocupação, o gasto médio, o número de leitos, dentro de uma avaliação do Ministério do Turismo”, explica.

Oportunidade de investimento

O diagnóstico de São Joaquim foi apresentado na semana passada e apontou, dentre deficiências e pontos fortes, a oportunidade de investimento em hotelaria e restaurantes. “Temos tudo por fazer e precisamos de grandes investimentos. Essa é uma oportunidade para o investidor local ver o que pode fazer e como pode contribuir. É uma grande oportunidade para que o serrano possa empreender no seu território”, afirma Ana.

Coordenador da elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo da Serra Catarinense, o consultor credenciado do Sebrae Santa Catarina, Carlos Cappelini, explica que, nos seminários de apresentação dos diagnósticos são apresentadas informações relacionadas a toda oferta turística dos municípios.

“A gente entra em detalhamentos de informações sobre estabelecimentos de alimentos e bebidas, meios de hospedagem, agências [de turismo], serviços oferecidos aos turistas, além de apresentar uma avaliação sobre a infraestrutura básica e os serviços públicos, no sentido de entender qual é a estrutura disponível no município e como isso poderá atender à demanda turística”, completa.

clique para comentar

Deixe uma resposta