Conecte-se a nós

Notícias

Desfile de 7 de Setembro em Lages reúne cerca de 20 mil pessoas

Published

em

Desfile Cívico envolveu 25 entidades, entre escolas e instituições civis e militares. Fotos Crédito: Gislaine Couto

O tradicional desfile de 7 de Setembro, em Lages, atraiu cerca de 20 mil pessoas nesta sexta-feira (7), na Avenida Duque de Caxias. O ato que relembra a Independência do Brasil, em 1822, contou com o desfile de 25 escolas estaduais e municipais, instituições civis e militares de Lages. O tempo bom ajudou a atrair o público, que lotou as laterais da avenida para acompanhar o evento.

O ato em homenagem à Pátria teve início às 9h15, com a apresentação do Grupo de Escoteiros do Planalto. Em seguida, foi a vez do desfile de membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Bastante aplaudidos, os alunos e professores da entidade levaram para a avenida um cartaz destacando a importância da prevenção para evitar a deficiência.

Na sequência, apresentaram-se integrantes da Associação de Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), que levaram para o desfile o debate acerca do “Setembro Amarelo”, que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade sobre o suicídio.

A apresentação de integrantes do Projeto Guarda Mirim no Parque, também chamou a atenção. Criado este ano, o projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Lages, em parceria com o Instituto José Paschoal Baggio (IJPB). Envolve alunos dos 4º, 5º e 6º anos, das escolas municipais Frei Bernardino, Professor Eduardo Pedro Amaral e Pedro Cândido. Dentre outras atividades, os alunos têm como principal missão ajudar a cuidar do Parque Ecológico Municipal João José Theodoro da Costa Neto.

Alunos e professores de escolas municipais e estaduais também participaram do ato em homenagem à Pátria. Estudantes do Caic Nossa Senhora dos Prazeres, por exemplo, exibiram cartazes sobre a importância da leitura de obras da literatura infantil de Monteiro Lobato. Logo na sequência, integrantes do Projeto Lendo e Relendo com o Correio Lageano, do IJPB, desfilaram divulgando o programa, que neste segundo semestre voltou às escolas da rede municipal de ensino de Lages.

Outro destaque ficou por conta da EEB Vidal Ramos, que levou para o desfile, em conjunto com o Centro Cívico Cruz e Souza, a discussão acerca do preconceito. “Segura teu preconceito que a felicidade quer passar”, exibia um cartaz.

Já os alunos da EEB Ilza Amaral de Oliveira destacaram o “Projeto Clássicos Infantis” que é desenvolvido na escola. Nos cartazes, os estudantes enfatizaram obras como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Branca de Neve e Mágico de Oz, que ensinam valores como bondade, respeito e solidariedade.

O desfile reuniu pessoas dos quatro cantos de Lages. O casal Marcos Alex Córdova, 33 anos, e Viviane Maria Lúcia Chaves, 33, veio do bairro Popular. “Viemos para ver a apresentação de nossa filha que vai desfilar no Proerd – Programa de Resistência às Drogas, desenvolvido pela PM nas escolas”, ressaltou Viviane, enquanto aguardava com ansiedade o desfile da filha.

Representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, 1º Batalhão Ferroviário, Samu, Polícia Federal, Proerd e Polícia Rodoviária Federal também participaram das comemorações. Encerraram o desfile integrantes do grupo de motociclistas Cavalo de Aço e Associação Serrana de Ciclistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: