Conecte-se a nós

Entretenimento

Cultura em Lages

Published

em

Lages, 24/06/2010, Correio Lageano

 


Em breve Lages terá uma sede do Cine Mais Cultura, programa do Governo Federal que seleciona projetos fornecendo equipamentos audiovisuais e capacitação de gestores para a operação de salas de cinema, que exibirão filmes nacionais que não são exibidos em salas convencionais.


A nova sala será no bairro Frei Rogério, onde já existe o Ponto de Cultura "No Rumo de João Maria", coordenado pela Associação Cultural Matakiterani. O espaço aguarda apenas o equipamento de projeção para começar a operar.

 

De acordo com o coordenador do Ponto de Cultura, Gilson Máximo, a expectativa é que a primeira exibição ocorra em 40 dias.


A escolha aconteceu após a inscrição do projeto da Associação Cultural Matakiterani, no edital público de 2010 lançado pelo Ministério da Cultura. Da Serra Catarinense, Lages foi o único município a participar.


Na semana passada os coordenadores do Cine Mais Cultura de Lages, Fabiano Ribeiro e Fernando Leão, tiveram cinco dias de capacitação em Florianópolis.


Para o diretor cinematográfico Fernando Leão, esta nova opção cultural na cidade vai tornar mais acessível os filmes que não estão nos circuitos comerciais, que ficam fora das salas de cinema tradicionais. “A formação de público será o mais importante”, acredita.


Os primeiros filmes a serem exibidos são os catalogados pela Programadora Brasil, que disponibiliza filmes e vídeos nacionais para pontos de exibição (escolas, universidades, cineclubes, centros culturais, pontos de cultura).

 

De acordo com Leão, o grupo recebeu da Programadora Brasil 120 títulos, entre longas, médias e curtas metragem, exibidos no mínimo, uma vez por semana, para a comunidade em geral, de acordo com a classificação do filme.

 

Foto: Divulgação

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: