Conecte-se a nós

Entretenimento

Cultura do Brasil aterrissa junto ao Tâmisa

Published

em

Londres, 16/06/2010, (EFE)

A riquíssima e variada cultura brasileira chega a partir de sábado ao Southbank Centre, grande complexo cultural junto ao Tâmisa, com exposições de arte como a de Ernesto Neto na galeria Hayward, atuações de alguns de seus melhores músicos e conversas sobre arte e literatura.


"Será um festival de música, artes visuais, dança, literatura, debates e atuações ao ar livre. Nosso objetivo é verificar o que está hoje no centro da cultura brasileira, o que pensa e o que se fala no país", disse na apresentação Jude Kelly, diretora artística do Southbank Centre.


"O festival pretende mostrar a diversidade cultural desse país e, além disso, ser o início de uma estreita relação com o Brasil, já que Londres (em 1912) e Rio de Janeiro (1916) vão organizar os próximos Jogos Olímpicos", acrescentou Kelly.


Por sua vez, Conrado Engel, presidente e executivo-chefe do HSBC Bank Brasil-Banco Múltiplo, destacou a importância de patrocinar o festival, porque se trata de celebrar "tudo o que oferece a cultura brasileira" e reforçar ao mesmo tempo as "relações internacionais de negócios".


Pensadores do Brasil e do Reino Unido oferecerão ao público suas opiniões em torno do papel global do Brasil no século 21 e sobre o modo no qual a cultura pode ajudar a moldar a sociedade civil.


Entre os eventos musicais haverá atuações durante o mês de julho de Gilberto Gil, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes e Porcas Borboletas e de Tom Zé e Os Mutantes, pioneiros do movimento Tropicália.


Quem também subirá ao palco será Mart'Nália, filha do cantor e compositor de samba Martinho da Vila, e a Orquestra Juvenil da Bahia, inspirada no chamado sistema de orquestras infantis e juvenis da Venezuela, que tão bons resultados estão dando.


Outros intérpretes e conjuntos que atuarão durante o festival são Anselmo Netto, o trio Adriano Adewale, que explorará a música do compositor afro-brasileiro Pixinguinha, Maracatu do Mafuá, a banda de rock samba de Adriano Trindade e o DJ D.Vyzor.


Além disso, os londrinos e o público visitante terão oportunidade de conhecer o fenômeno do AfroReggae, que transformou a realidade dos jovens das favelas do Rio de Janeiro utilizando a educação, a arte e a cultura como instrumentos de inclusão social.


No festival de literatura de Londres participarão também escritores brasileiros como os romancistas Milton Hatoum, Tatiana Salem Levy, João Paulo Cuenca, Ana Maria Gonçalves e Patricia Melo, os autores de histórias em quadrinhos Fábio Moon e Gabriel Bá, enquanto o biógrafo Benjamin Moser falará de Clarice Lispector, uma das figuras mais destacadas da literatura de esse país.


Sócrates, capitão da seleção de futebol nos anos 80, conversará com o compositor e autor José Miguel Wisnik e o jornalista e escritor de futebol Alex Bellos.


Durante o festival, que acaba em 5 de setembro, haverá cursos de culinária, samba e capoeira. Um grupo de jovens do Rio de Janeiro e de Londres vão participar de um projeto social que consiste na criação de uma favela em miniatura.


Foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: