Conecte-se a nós

Notícias

CPI da Infelicidade finaliza relatório e aponta oito suspeitos

Published

on

Foto: Susana Küster

Atualizado às 21:00

Depois de 120 dias, a Câmara de Vereadores de Lages, leu o relatório final da CPI da Infelicidade, que investigou suspeitos de desvios de materiais do Natal Felicidade de 2016.

O documento sintetiza um processo de 873 páginas, cujas investigações começaram em dezembro do ano passado. Oito pessoas foram apontadas como suspeitas e o caso agora será encaminhado para a Procuradoria; Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina; Câmara de Vereadores de Paulo Frontin, no Estado do Paraná; Procuradoria-Geral do Município de Lages; ao prefeito municipal de Lages e ao Ministério Público Estadual.

O relatório do vereador Lucas Neves, não foi aceito pela comissão da CPI. De acordo com o vereador Bruno Hartmann, isso aconteceu, porque o documento listava menos pessoas como suspeitas. Lucas era o relator do caso e não compareceu na sessão de quarta-feira (14). “No relatório dele eram cinco pessoas suspeitas e no nosso são oito”.

A CPI não apurou um número preciso de materiais natalinos desviados, mas Hartmann alega que não foram poucos objetos. “Somente de lâmpadas LED, o que foi desviado, dava para fazer o túnel aqui em Lages”. Grande parte dessas luzes foram encontradas no barracão da empresa Estação Lages.

O presidente da CPI, Jair da Costa Teixeira Júnior, explica que o material desviado não chegou a ser usado na cidade de Paulo Frontin, porque as investigações começaram antes do Natal. “Não conseguimos comprovar se foi pago ou não, mas mesmo que estes materiais não tenham sido vendidos, já é crime, porque é patrimônio público”.

Muitos materiais foram encontrados em uma fazenda do pai de Paulo Sérgio Ludwichak. Foi comprovado que os materiais sumiram do barracão da prefeitura, que fica próximo da Praça dos Bandeirantes, no Bairro Copacabana.

Suspeitos

Os crimes cometidos foram peculato, receptação, falso testemunho, falsidade ideológica e associação criminosa.

  • Paulo Sérgio Ludwichak, pelo crime, em tese, de peculato, (o celular dele estava ontem na caixa postal);
  • Itamar Westphal Aguiar, pelo crime, em tese, de peculato (não foi possível encontrá-lo); Flavio Agustini, pelo crime, em tese, de peculato culposo (ele lamenta a situação, porque diz que se doou para o evento, inclusive colocando dinheiro próprio, afirma que vai processá-los);
  • Alberto Santos Sanson, pelo crime, em tese, de receptação qualificada (não foi possível encontrá-lo);
  • Agessander José de Souza, pelos crimes, em tese, de peculato, falso testemunho, falsidade ideológica e associação criminosa (disse que vai processar os vereadores porque terão que provar às acusações);
  • Mário Hoeller de Souza, pelo crime, em tese, de peculato culposo (diz que os vereadores serão responsabilizados pelo dano moral);
  • Jhonatan Gabriel Ozorio Silveira, pelos crimes, em tese, de peculato, falso testemunho e associação criminosa (estava com o celular na caixa postal)
  • Paulo Souza Ribeiro, pelos crimes, em tese, de peculato, falso testemunho, falsidade ideológica e associação criminosa (não foi possível encontrá-lo).

Ninguém atendeu o telefone da empresa Estação Lages, para esclarecer sobre as lâmpadas de LED do Natal Felicidade, que estariam na empresa.

Um dos suspeitos, é o atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Hoeller. A Prefeitura de Lages, através de sua assessoria de imprensa, afirma que não vai se manifestar sobre o assunto até o processo ser finalizado pelo órgão competente.

Leia o relatória na íntegra

Comentários
Compartilhe

Notícias

Lages celebra os oito anos de implantação do Instituto Federal de Santa Catarina

Published

on

Por

Foto: Divulgação

Lages é considerada um polo de educação em nível superior e está cada vez mais se consolidando como referência em nível técnico. São milhares de alunos matriculados que se deslocam de outras cidades ou até mesmo de municípios do estado vizinho, Rio Grande do Sul, para frequentar os diversos cursos oferecidos e se qualificarem para o mundo do trabalho.

Esta semana Lages celebra uma grande conquista. Os oito anos de implantação do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc). Com o objetivo de desenvolver e difundir conhecimento científico e tecnológico, formando indivíduos capacitados para o exercício da cidadania e da profissão, o Ifsc, Campus Lages, busca consolidar-se como centro de excelência na educação profissional e tecnológica no Estado.

O Campus de Lages oferece as seguintes modalidades de cursos: de qualificação, técnicos de educação de jovens e adultos, técnicos simultâneos ao ensino médio e pós ensino médio.

Na última quarta-feira (20 de junho) a Câmara de Vereadores de Lages realizou sessão que concedeu diploma e placa comemorativa pelos 10 anos de constituição no âmbito do sistema federal de ensino dos Institutos e dos oito anos de implantação em Lages.

“Neste momento de festa refletimos sobre os avanços e planejamos os trabalhos para os próximos, sempre na busca de um centro de excelência em educação”, comenta a reitora do Ifsc, Maria Clara Kaschny Schneider.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Começam as inscrições para o XIII Congresso da Educação

Published

on

Centro Serra é o local que acontece o evento - Foto: Vinicius Prado/ Arquivo CL

Inicia-se nesta quinta-feira (21) e segue até o dia 22 de julho o prazo para as inscrições para o XIII Congresso da Educação, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho, no Centro Serra Convention Center. Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura de Lages, www.educacaolages.sc.gov.br. Para professores da rede municipal, o valor é R$ 30 e para outros interessados, o custo é R$ 40.

Com o tema “Formação Humana Integral: perspectivas e complexidade de um cenário em transição”, espera-se um grande número de inscritos, por acontecer em datas de recesso escolar. Palestrantes de renome também devem atrair interessados.

Este ano os principais são a atual presidente do Instituto Inspirare, Anna Penedo; a autora de livros e conferencista em eventos nacionais e internacionais, Emília Cipriano; Márcia Hobold Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o professor Pachecão, conhecido no país por suas palestras motivacionais.

O diretor de ensino da Secretaria da Educação de Lages, Carlos Eduardo Canani, explica que o congresso auxilia na formação continuada dos professores. “Já vimos professores aplicando práticas aprendidas no congresso na sala de aula”.

Durante o congresso, acontecerão oficinas que irão debater vários assuntos dentro da temática. Ao todo, são 95 grupos de trabalho que serão divididos em oito espaços. “Apesar da secretaria promover o evento, vimos que ele pertence à várias entidades, já que possuímos vários parceiros”. Ao todo serão mais de 170 profissionais envolvidos no congresso, desde os organizadores até professores que se disponibilizam a ministrar as oficinas voluntariamente.

Seminários paralelos

Uma novidade nesta edição é a realização do II Seminário da Educação Infantil, o I Seminário da Educação Especial e o I Seminário da Educação no Campo, que são eventos paralelos, incorporados dentro do congresso, atendendo a todos os níveis educacionais, com programações específicas para esses públicos.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Bombeiros combatem incêndio em secadora de grãos

Published

on

Por

Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam combatendo um incêndio em uma secadora de grãos, em São José do Cerrito. O fogo começou nesta quinta-feira (21), pela manhã.

Segundo informações do Bombeiros, devido a proporção do incêndio a secadora teve de ser totalmente esvaziada.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©